Preocupações de professores de educação física de Balneário Camboriú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trusz, Renato Daniel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167871
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.
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spelling Preocupações de professores de educação física de Balneário CamboriúEducação físicaProfessores de educação fisicaBalneario Camboriu (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.Algumas situações vivenciadas pelo professor durante a carreira apresentam-se como desafios, aos quais são atribuídos sentidos e significados, que o levam a assumir responsabilidades e expressar sentimentos que podem ser traduzidos como preocupações pedagógicas, ou seja, preocupações de professores. Neste sentido, o estudo apresentou como objetivo geral analisar as preocupações de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú. O estudo se justifica por compreender como os professores que se encontram em mesmo ciclo de desenvolvimento profissional, mas que atuam em contextos distintos apresentam preocupações diferentes, bem como entender se a intervenção em distintos campos de trabalho, pode apresentar especificidades em relação às preocupações dos professores. A investigação caracterizada como descritiva foi realizada durante o segundo semestre letivo de 2015 com todos os professores de Educação Física atuantes nas unidades escolares que se dispuseram a participar. Participaram do estudo 61 professores de Educação Física que atuam na rede municipal de ensino de Balneário Camboriú, sendo 27 atuantes na educação infantil e 34 no ensino fundamental. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, organizado a partir de questões abertas e fechadas. Na análise dos dados qualitativos utilizou-se o software NVivo (QSR NVivo), versão 10, mediante a aplicação da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As análises estatísticas dos dados quantitativos foram realizadas no Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0, estabelecendo-se um nível de significância de 5%. Os resultados indicaram que os professores apresentaram-se mais preocupados em relação à dimensão impacto, seguidas de preocupações na dimensão tarefa. As análises indicam que as mulheres (p=0,037), professores ACTs (p=0,053), professores com idade inferior a 40 anos (p=0,026) e professores em ciclos inferiores ao Ciclo de Afirmação e Diversificação das Competências Profissionais (p=0,012) apresentam-se mais preocupados em relação à dimensão tarefa. Professores atuantes na educação infantil revelaram-se menos preocupados que professores atuantes no ensino fundamental na dimensão consigo próprio (p=0,004). Em unidades de grande porte, percebeu-se que opercentual de professores preocupados em relação à dimensão tarefa é maior enquanto que o percentual de professores preocupados em relação à dimensão impacto é menor do que em unidades de pequeno e médio porte. Os professores atuantes na educação infantil revelaram-se mais preocupados em relação ao excesso de alunos por turma e quanto à integridade física das crianças, enquanto que os professores do ensino fundamental revelaram-se preocupados quanto a questões comportamentais e de indisciplina dos alunos. A satisfação dos professores quanto a sua prática pedagógica está centrada principalmente nos alunos, mais especificamente ao êxito e evolução destes. Conclui-se que as preocupações relacionadas à tarefa de ensinar são suscetíveis a elementos associados ao contexto de ensino. Dessa forma, as condições de trabalho revelam-se como inquietantes para os professores de Educação Física, e que somente a experiência profissional como docente não favorece a diminuição destas.<br>Abstract : Some situations experienced by teachers during their career are challenges provided with senses and meanings, which cause them to take responsibilities and express feelings that can be translated into pedagogical concerns, i.e. teachers? concerns. In this sense, the main aim of this study was to analyze the concerns of physical education teachers in the municipal teaching network of Balneário Camboriú. The study is justified by understanding how teachers who are in the same professional development cycle but work in different contexts have different concerns, and understanding if intervention in different fields of work may present specificities in relation to teachers' concerns. The research characterized as descriptive was held during the second semester of 2015 with all physical education teachers working at schools that were willing to participate. The study included 61 physical education teachers working in the municipal teaching network of Balneário Camboriú, 27 working in early childhood education and 34 in primary education. For data collection, a questionnaire with open and closed questions was used. In the analysis of qualitative data, NVivo software (QSR NVivo) version 10 was used, with the application of the content analysis technique (Bardin, 2011). Statistical analyses of quantitative data were performed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 20.0, adopting a 5% significance level. The results indicated that teachers had become more concerned about the impact dimension, followed by concerns about the task dimension. Analyses indicate that women (p = 0.037), ACTs teachers (p = 0.053), teachers aged under 40 years (p = 0.026) and teachers at cycles lower than the Cycle of Affirmation and Diversification of Professional Competence (p = 0.012) are more concerned about the task dimension. Teachers working in early childhood education were less concerned than those working in primary education about themselves dimension (p = 0.004). In large units, it was observed that the percentage of teachers concerned about the task dimension is higher, while the percentage of teachers concerned about the impact dimension is smaller in small and medium-sized units. Teachers working in early childhood education seemed to be more concerned about over class size and physical integrity of children, while primary education teachers seemedto be more concerned about behavioral issues and indiscipline of students. The satisfaction of teachers on their teaching practice is mainly focused on students, more specifically on their success and evolution. It was concluded that concerns related to the teaching task are susceptible to elements associated to the teaching context. Thus, it was concluded that the working conditions are disturbing for Physical Education teachers and that only the professional teaching experience does not seem to reduce these concerns.Farias, Gelcemar OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaTrusz, Renato Daniel2016-09-20T04:28:43Z2016-09-20T04:28:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 p.| il., tabs.application/pdf341244https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167871porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:28:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167871Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:28:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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