Transporte rodoviario de passageiros : um modelo de divisão de mercado
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Publication Date: | 1993 |
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Summary: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Maria Cleci Martins deNovaes, Antonio Galvão NaclérioMayerle, Sergio Fernando2012-10-16T05:12:18Z2012-10-16T05:12:18Z1993199396058http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75869Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico.Esta dissertação modela os desejos dos consumidores usando os pressupostos da Teoria Econômica do Consumidor e da Escolha Probabilística. Conforme essas teorias os usuários com uma necessidade decidem sobre a escolha de um determinado nível de serviço que lhe satisfaça, em função das alternativas possíveis, dos recursos financeiros disponíveis e das outras condições tais como o horário dos compromissos assumidos no destino, e etc. A função utilidade de uma alternativa é modelada por uma função linear aditiva e a respectiva probabilidade de demanda é obtida através do modelo Logit multinominal. Os coeficientes da função utilidade foram obtidos através do método de pesquisa de mercado denominado de Preferência Declarada (Stated Preference). Método de pesquisa de preferência declarada lidam com situações hipotéticas mas viáveis. São definidos atributos de interesse e níveis desses atributos para o serviço em estudo e pede-se as pessoas para escolherem de acordo com suas preferências. A calibração do modelo é feita através do modelo logit multinomial usando o método de Newton Raphson. No contexto de transporte rodoviário de passageiros por ônibus divisão de mercado (market-share) é a distribuição da demanda entre as diversas companhias operadoras que atuam numa mesma ligação. A parcela de demanda prevista para cada alternativa analisada é obtida pela multiplicação da probabilidade da alternativa pelos dados de demanda desagregada da linha. O modelo de divisão de mercado proposto foi experimentado com dados reais de uma companhia de ônibus localizada no estado de Santa Catarina - Brasil, apresentando resultados bastante satisfatórios em relação à situação atual.82f.| ilporSanta CatarinaTransporte rodoviarioTransito de passageirosTransportes -OnibusTransporteTesesTransporte rodoviario de passageiros : um modelo de divisão de mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL96058.pdfapplication/pdf2939008https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/75869/1/96058.pdfaa49906d18e6e9a5e063f48264a1e340MD51123456789/758692016-03-07 15:53:11.135oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75869Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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