Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galikovski, Monica Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168818
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_5e4af11ec49baa6ea54a6d084a1f9198
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168818
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curricularesTDICAprendizagemDispositivos MóveisTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Na busca de diversificar as aulas, tornando-as prazerosas, inovar a prática pedagógica, avançar na qualidade da informação e viabilizar a incorporação das TDIC nas ações do cotidiano da escola, esta pesquisa busca demonstrar e compreender, na visão de professores e alunos introduzidos neste início de processo do uso de dispositivos móveis. Para produzir este trabalho, utilizou-se uma pesquisa de campo, realizada na Escola Pública Municipal Pedro Henrique Berkenbrock localizada no município de Rio Negrinho, apoiada em uma base teórica. Buscou-se ainda conhecer as perspectivas dos educadores em dinamizar a aprendizagem dos alunos, destacando a importância do uso de dispositivos móveis em sala de aula. Levando em conta que nos dias atuais vivemos rodeados de tantos recursos tecnológicos, é correto afirmar que a escola precisa, mais do que nunca, tornar as aulas mais dinâmicas, aproximando os recursos tecnológicos do dia-a-dia escolar, assim como das atividades a serem por eles desenvolvidas, facilitando a aprendizagem, pois envolvem elementos do cotidiano dos alunos. Sabe-se da urgência em reinventar as práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem, organizando uma estrutura que dê oportunidade aos professores de interagir com a tecnologia, se apropriar desta técnica para usufruir. No trabalho aqui apresentado busca-se demonstrar algumas possibilidades em enriquecer a aprendizagem em sala de aula com o uso dos dispositivos móveis, conhecer, contextualizar e ampliar o acervo de busca de informações aos professores, alunos e usuários de dispositivos móveis em sala de aula que envolvam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por meio da realização de práticas didáticas que envolvam a utilização pedagógica da internet, jogos, filmes, imagens e conferências, sem deslocar a turma para o laboratório de Informática e principalmente, conhecer a opinião e perspectivas dos educadores e educandos inseridos nesta nova missão. A análise de atividades desenvolvidas com os recursos presentes nos tablets, jogos e ferramentas que servem de mediação para desenvolver conteúdos, solução de problemas, comunicação, colaboração, criatividade e inovação nas atividades em sala de aula. Levando em conta que os dispositivos móveis são uma realidade e estão presentes no dia a dia, sugere-se a utilização desses recursos, com planejamentos que venham tornar possível a 3 ressignificação do papel dos alunos e professores que passam a mediadores. Os resultados da pesquisa trazem alguns fatores interessantes apontados por professores e alunos, dentre eles a grande variedade de funcionalidades presentes nos tablests, como jogos, livros, apostilas e filmes – recursos que proporcionam respostas em tempo real e mediante a facilidade de acesso a dados e informações. Isso torna o uso dos tablets cada vez mais atraente e dinâmico para uso na sala de aula.Florianópolis, SCMannrich, João PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaGalikovski, Monica Aparecida2016-09-29T18:18:34Z2016-09-29T18:18:34Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168818porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T18:18:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168818Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-29T18:18:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
title Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
spellingShingle Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
Galikovski, Monica Aparecida
TDIC
Aprendizagem
Dispositivos Móveis
title_short Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
title_full Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
title_fullStr Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
title_full_unstemmed Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
title_sort Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
author Galikovski, Monica Aparecida
author_facet Galikovski, Monica Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mannrich, João Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Galikovski, Monica Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Aprendizagem
Dispositivos Móveis
topic TDIC
Aprendizagem
Dispositivos Móveis
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T18:18:34Z
2016-09-29T18:18:34Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168818
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042957270319104