Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168818 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_5e4af11ec49baa6ea54a6d084a1f9198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168818 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curricularesTDICAprendizagemDispositivos MóveisTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Na busca de diversificar as aulas, tornando-as prazerosas, inovar a prática pedagógica, avançar na qualidade da informação e viabilizar a incorporação das TDIC nas ações do cotidiano da escola, esta pesquisa busca demonstrar e compreender, na visão de professores e alunos introduzidos neste início de processo do uso de dispositivos móveis. Para produzir este trabalho, utilizou-se uma pesquisa de campo, realizada na Escola Pública Municipal Pedro Henrique Berkenbrock localizada no município de Rio Negrinho, apoiada em uma base teórica. Buscou-se ainda conhecer as perspectivas dos educadores em dinamizar a aprendizagem dos alunos, destacando a importância do uso de dispositivos móveis em sala de aula. Levando em conta que nos dias atuais vivemos rodeados de tantos recursos tecnológicos, é correto afirmar que a escola precisa, mais do que nunca, tornar as aulas mais dinâmicas, aproximando os recursos tecnológicos do dia-a-dia escolar, assim como das atividades a serem por eles desenvolvidas, facilitando a aprendizagem, pois envolvem elementos do cotidiano dos alunos. Sabe-se da urgência em reinventar as práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem, organizando uma estrutura que dê oportunidade aos professores de interagir com a tecnologia, se apropriar desta técnica para usufruir. No trabalho aqui apresentado busca-se demonstrar algumas possibilidades em enriquecer a aprendizagem em sala de aula com o uso dos dispositivos móveis, conhecer, contextualizar e ampliar o acervo de busca de informações aos professores, alunos e usuários de dispositivos móveis em sala de aula que envolvam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por meio da realização de práticas didáticas que envolvam a utilização pedagógica da internet, jogos, filmes, imagens e conferências, sem deslocar a turma para o laboratório de Informática e principalmente, conhecer a opinião e perspectivas dos educadores e educandos inseridos nesta nova missão. A análise de atividades desenvolvidas com os recursos presentes nos tablets, jogos e ferramentas que servem de mediação para desenvolver conteúdos, solução de problemas, comunicação, colaboração, criatividade e inovação nas atividades em sala de aula. Levando em conta que os dispositivos móveis são uma realidade e estão presentes no dia a dia, sugere-se a utilização desses recursos, com planejamentos que venham tornar possível a 3 ressignificação do papel dos alunos e professores que passam a mediadores. Os resultados da pesquisa trazem alguns fatores interessantes apontados por professores e alunos, dentre eles a grande variedade de funcionalidades presentes nos tablests, como jogos, livros, apostilas e filmes – recursos que proporcionam respostas em tempo real e mediante a facilidade de acesso a dados e informações. Isso torna o uso dos tablets cada vez mais atraente e dinâmico para uso na sala de aula.Florianópolis, SCMannrich, João PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaGalikovski, Monica Aparecida2016-09-29T18:18:34Z2016-09-29T18:18:34Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168818porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T18:18:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168818Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-29T18:18:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares |
title |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares |
spellingShingle |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares Galikovski, Monica Aparecida TDIC Aprendizagem Dispositivos Móveis |
title_short |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares |
title_full |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares |
title_fullStr |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares |
title_full_unstemmed |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares |
title_sort |
Dispositivos móveis em sala de aula conciliando as tecnologias aos conteúdos curriculares |
author |
Galikovski, Monica Aparecida |
author_facet |
Galikovski, Monica Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mannrich, João Paulo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galikovski, Monica Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Aprendizagem Dispositivos Móveis |
topic |
TDIC Aprendizagem Dispositivos Móveis |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-29T18:18:34Z 2016-09-29T18:18:34Z 2016-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168818 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
33 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823042957270319104 |