Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bem, Roberta Moraes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132468
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
id UFSC_5e858d34aa76de0e377ab7b4c6700ef7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132468
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitáriasEngenharia e gestão do conhecimentoBibliotecas universitáriasFramework (Programa de computador)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.As Bibliotecas Universitárias são instituições que têm a função de prover informações e conhecimentos aos seus usuários (comunidade universitária), porém suas atribuições têm se modificado em virtude de mudanças sociais e tecnológicas. A sociedade da informação e do conhecimento e a facilidade de disponibilização e acesso de informações nessa era digital têm caracterizado um ambiente instável e sujeito a mudanças. Por isso, identificou-se a necessidade de caracterizar e tratar as Bibliotecas Universitárias como Sistemas Adaptativos Complexos. Nesse sentido, para atender a essa demanda e inovar, as Bibliotecas Universitárias estão engajando-se em práticas de Gestão do Conhecimento, assim como em sua implementação. No entanto, essa tarefa requer estudo, conhecimento e, acima de tudo, muito trabalho. A ausência de modelos e ferramental específicos que trabalhem a Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias de forma integrada e não apenas setores ou funções motivou a presente pesquisa. Esta tese de doutorado desenvolveu um framework, denominado GC@BU, com a proposta de apoiar a concepção e implantação da Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias, partindo de uma abordagem dos Sistemas Adaptativos Complexos. O referido framework foi desenvolvido com base em abordagens existentes na literatura, das quais foram extraídas informações dos modelos conceituais e metodologias já existentes, procurando construir uma nova proposta que fosse capaz de dar conta da lacuna identificada na literatura para a concepção e implantação da Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias. O GC@BU é composto por três módulos: Coordenação de Gestão do Conhecimento; Recursos de Conhecimento e Espaços de Conhecimento/Aprendizagem. Suas funções são bem definidas, como designam seus próprios nomes, porém são interligados e interdependentes. A avaliação do modelo foi realizada por três grupos focais na ocasião de um workshop organizado pela autora, com apoio da Biblioteca Universitária e do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. A avaliação ocorrida no ?I Workshop Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias? demonstrou interesse dos gestores de bibliotecas pelo framework, mostrando a possibilidade de uso da ferramenta e agregando a esta pesquisa sugestões pontuais que foramimplementadas na versão final do GC@BU, entre elas: novo design do framework; inclusão de exemplos, proporcionando contextualização; estabelecimento de relacionamentos entre os elementos/módulos. Concluindo com a clareza de que o atendimento aos objetivos desta tese foi cumprido, reforçando a ideia de garantir a amplitude do papel das Bibliotecas Universitárias e sua importância no suporte à construção e gestão do conhecimento nas universidades, por meio da disponibilização do GC@BU.<br>Abstract : The University Libraries are institution with the purpose of providing information and knowledge to its users (the university community), however its assignments have been modified due to technological and social changes. The information and knowledge society and the ease availability and access to information in this digital era have characterized an unstable and changeable environment. Therefore, it has been identified the need to define and treat the University Libraries as Complex Adaptive Systems. Thus, to achieve this request and innovate, the University Libraries have been applying Knowledge Management practices, as well as its implementation. However, this task requires study, knowledge and, above all, hard work. What motivated this research was the absence of specific models and tools that use Knowledge Management in University Libraries in an integrated way, and not just its sectors or functions. This doctoral thesis has developed a framework, called GC@BU, with the proposal to support the design and implementation of Knowledge Management in University Libraries, starting from a Complex Adaptive Systems approach. This framework was developed based on existing approaches in the literature, of which conceptual models information and existing methodologies were extracted, seeking to build a new proposal that was capable to bridge the gap identified in the literature for the design and implementation of Management knowledge in University Libraries. The GC@BU consists of three modules: Knowledge Management Coordination; Knowledge Resources and Knowledge/ Learning Spaces. Its functions are well defined, as pointed by their names, but they are interconnected and interdependent. The model evaluation was performed by three focus groups on the occasion of a workshop organized by the author, with the support of the University Library and the Department of Knowledge Engineering and Management of UFSC (Federal University of Santa Catarina). This evaluation took place in the "1st Knowledge Management in University Libraries Workshop" and pointed out the interest of library managers in the framework, showing the possibility of tool usage and adding to this research specific suggestions that were implemented in the final version of the GC @ BU: including: new framework design; examples include providing context; establishing relationships between the elements / modules. Concluding with the clarity thatthe fulfillment of objectives of this thesis was completed, reinforcing the idea of ensuring the amplitude of the role of University Libraries and its importance in supporting the construction and management of knowledge in universities, by providing the GC @ BU.Dandolini, Gertrudes AparecidaCoelho, Christianne Coelho de Souza ReinischUniversidade Federal de Santa CatarinaBem, Roberta Moraes de2015-04-29T21:09:40Z2015-04-29T21:09:40Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis344 p.| il.application/pdf333632https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132468porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132468Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias
title Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias
spellingShingle Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias
Bem, Roberta Moraes de
Engenharia e gestão do conhecimento
Bibliotecas universitárias
Framework (Programa de computador)
title_short Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias
title_full Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias
title_fullStr Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias
title_full_unstemmed Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias
title_sort Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias
author Bem, Roberta Moraes de
author_facet Bem, Roberta Moraes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dandolini, Gertrudes Aparecida
Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bem, Roberta Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Bibliotecas universitárias
Framework (Programa de computador)
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Bibliotecas universitárias
Framework (Programa de computador)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29T21:09:40Z
2015-04-29T21:09:40Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 333632
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132468
identifier_str_mv 333632
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 344 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651881601302528