Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93322 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. |
id |
UFSC_5e92a7222577b9deca29186c8063c040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93322 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de casoEngenharia mecânicaProdutos industrializadosLogistica empresarialCadeias de abastecimentoManufatura enxutaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.Nas últimas décadas as relações entre as empresas participantes de uma cadeia de suprimentos sofreram consideráveis mudanças, forçando a criarem um relacionamento de proximidade e respeito com vistas a ampliarem seus ganhos além das fronteiras organizacionais. Nesse contexto, destaca-se a logística como instrumento fundamental na conexão entre os parceiros de uma cadeia produtiva, transportando e movimentando materiais ao mesmo tempo em que disponibiliza as informações necessárias para o cumprimento esperado dos sistemas produtivos. No mesmo sentido, percebe-se que à luz da Manufatura Enxuta as atividades logísticas buscam desempenhar suas atividades com custos reduzidos e elevado nível de serviço ao cliente, significando que apenas quantidades mínimas de produtos devem ser transportadas e entregues no momento e lugar solicitado. Partindo dessas considerações, a presente dissertação apresenta um método para implementação de um sistema de abastecimento Ship to Line, cujo objetivo é integrar cliente e fornecedor através do abastecimento frequente de materiais em pequenos lotes diretamente na linha produtiva do cliente. O método proposto ilustra em detalhes todas as ações necessárias para implementação de tal sistema logístico, estruturando-as segundo quatro fases principais: 1) Diagnóstico de Viabilidade do Ship to Line; 2) Definição do Projeto; 3) Mapeamento Estendido; e 4) Plano de Implementação. Por meio de uma pesquisa-ação realizada em uma empresa de grande porte do segmento de autopeças, pôde-se aplicar o método proposto bem como agregar maior conhecimento sobre o tema da pesquisa. A aplicação do método justificou-se pelo fato de ter servido como instrumento norteador de criação do sistema Ship to Line na empresa estudada, o que resultou na redução do tempo de atravessamento (lead time), diminuição dos estoques e ganhos de área de armazenagem. Destacam-se, ainda, os ganhos de transparência e simplicidade no processo como um todo, haja vista a eliminação das atividades de conferência de recebimento, transações no sistema de informação e manuseios desnecessários. Portanto, a presente pesquisa vem contribuir tanto para a comunidade acadêmica como para o meio empresarial através de uma fonte teórica e prática dos conceitos e métodos da Manufatura Enxuta.The relationships among the companies in a supply chain suffered notable changes in the last decades, urging them to establish a respective and closely relationship in order to amplify the profits beyond the companies# boundaries. In this context, logistics has a key role as a connective instrument among the companies in a supply chain, which, with the transport of materials and the control of informations, guarantees the expected performance of the productions systems. At the same sense, Lean Manufacturing aim to perform the logistics activities with the lowest cost and the highest service level, which means that only the requirement quantities of materials and goods must be delivered at the right place and at the right time. Based on these considerations, this dissertation presents a method to implement a #Ship to Line# supply system that has the objective to integrate customers and suppliers through frequently supplying of materials with small lots directly to the customer production line. This method presents in details every step needed to implement the system, which are distributed in four phases: 1) Diagnostic of Ship to Line Viability; 2) Project#s Definitions; 3) Extended Value Stream Mapping; and 4) Implementation Planning. Through an action-research, which took place in a big company of the automotive sector, it was possible to apply and enrich the proposed method and, besides, to understand better the research subject. The method was validated because it served as a guide to implement the #Ship to Line# system at the company and, as a result, compressed the lead time of the entire process, reduced the level of stocks and eliminated material storage area. Others benefits like transparence and simplicity all over the logistics process were noted, so that the incoming procedures, the transactions at the technology information system and the materials handling were eliminated. Thus, the present dissertation contributes either to the academic community and either to industrial community as a theoretical and practical source of the concepts and the techniques of Lean Manufacturing.Florianópolis, SCQueiroz, Abelardo Alves deUniversidade Federal de Santa CatarinaBeber, Jonathas2012-10-24T20:26:38Z2012-10-24T20:26:38Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvii, [136] f.| il., tabs., grafs.application/pdf266475http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93322porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T03:33:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T03:33:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso |
title |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso |
spellingShingle |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso Beber, Jonathas Engenharia mecânica Produtos industrializados Logistica empresarial Cadeias de abastecimento Manufatura enxuta |
title_short |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso |
title_full |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso |
title_fullStr |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso |
title_sort |
Um método para a implementação de um sistema enxuto de abastecimento ship to line: um estudo de caso |
author |
Beber, Jonathas |
author_facet |
Beber, Jonathas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Abelardo Alves de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beber, Jonathas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica Produtos industrializados Logistica empresarial Cadeias de abastecimento Manufatura enxuta |
topic |
Engenharia mecânica Produtos industrializados Logistica empresarial Cadeias de abastecimento Manufatura enxuta |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2012-10-24T20:26:38Z 2012-10-24T20:26:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
266475 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93322 |
identifier_str_mv |
266475 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xvii, [136] f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652095552749568 |