Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiss, Marco Antonio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214560
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
id UFSC_5fca6040c2df2fdb25e701661f3004f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214560
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaWeiss, Marco AntonioGonçalves, Berenice Santos2020-10-21T21:07:01Z2020-10-21T21:07:01Z2019369013https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214560Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.Atualmente a função do design vem se desenvolvendo, atuando não somente na elaboração de produtos como também na resolução de problemas de alta complexidade, isso graças ao pensamento sistêmico inerente ao design. Dessa forma, esta pesquisa se caracteriza como aplicada quanto a sua natureza, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios, onde usa dos contributos da Gestão de Design com sua atuação focada nas pessoas para soluções de problemas tanto a nível tangível quanto intangível para a organização e da abordagem sistêmica do design que oferece uma visão mais alargada da situação na busca pelas inter-relações entre os elementos do sistema estudado para o desenvolvimento de um projeto piloto resultante da parceria entre o Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design ? NAS Design, laboratório acadêmico de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Cataria, e a Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis - IDES, uma instituição filantrópica que presta atendimento a crianças de 0 a 24 anos em projetos sócio educacionais. A pesquisa foi realizada sob o método de pesquisa- ação, o qual permite o envolvimento dos participantes durante todo o processo. Por meio do levantamento de dados, percebeu-se o potencial de se integrar dois núcleos da instituição parceira por meio do Design. Assim, tem-se como objetivo de pesquisa introduzir o pensamento de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design e da gestão de design. Como resultados, tem-se a aplicação de um projeto piloto que forneceu um minicurso de introdução ao pensamento de design a um grupo de jovens aprendizes do Núcleo de Formação e Trabalho da IDES de modo que estes, durante a aplicação, pudessem experienciar as etapas de desenvolvimento de um projeto de design em um contexto real ao atenderem à uma demanda de Design das crianças do Centro de Educação Infantil Girassol, pertencente à mesma instituição. Durante o projeto piloto, os jovens foram orientados pela equipe de pesquisadores- designers do NAS Design e com suporte pedagógico de uma professora-pedagoga da IDES.<br>Abstract: The smartphone has becomNowadays the function of design has been developing, acting not only in the elaboration of products but also in solving high complexity problems, thanks to the systemic thinking inherent in the design. Thus, this research is characterized as applied as to its nature, with qualitative approach and exploratory objectives, where it uses the contributions of Design Management with its focus on people to solve problems both tangible and intangible for the organization and the systemic approach to design that offers a broader view of the situation in the search for interrelationships between the elements of the system studied for the development of a pilot project resulting from the partnership between the Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design - NAS Design, an academic teaching laboratory. , research and extension of the Federal University of Santa Cataria, and the Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis Florianópolis - IDES, a philanthropic institution that assists children from 0 to 24 years old in socio-educational projects. The research was conducted under the action research method, which allows the involvement of participants throughout the process. Through data collection, we realized the potential of integrating two nucleus of the partner institution through Design. Thus, the objective of this research is to introduce design thinking as a strategy of integration between young learners and preschool children through the systemic approach of design and design management. As a result, a pilot project was applied that provided a short introductory course in design thinking to a group of young learners from the Núcleo de Formação e Trabalho of IDES so that they could, during application, experience the stages of development of a design project in a real context by meeting a design demand of children from the Centro de Educação Infantil Girassol, belonging to the same institution. During the pilot project, the youth were guided by the team of NAS Design researcher-designers and pedagogically supported by an IDES teacher-educator.137 p.| il.porDesignGestão do designInovaçãoDesignGestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGDE0190-D.pdfPGDE0190-D.pdfapplication/pdf5100572https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214560/-1/PGDE0190-D.pdf22b2a9b340a4604cd10c2a1072bd15b3MD5-1123456789/2145602020-10-21 18:07:01.291oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214560Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
title Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
spellingShingle Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
Weiss, Marco Antonio
Design
Gestão do design
Inovação
Design
title_short Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
title_full Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
title_fullStr Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
title_full_unstemmed Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
title_sort Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
author Weiss, Marco Antonio
author_facet Weiss, Marco Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiss, Marco Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
contributor_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Design
Gestão do design
Inovação
Design
topic Design
Gestão do design
Inovação
Design
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:07:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214560
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369013
identifier_str_mv 369013
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214560/-1/PGDE0190-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 22b2a9b340a4604cd10c2a1072bd15b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805410809905152