Práticas educativas nas escolas primárias de Santa Catarina: 1911-1945

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rubia Danielle da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196428
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling Práticas educativas nas escolas primárias de Santa Catarina: 1911-1945Docênciaescola primárianacionalismoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A historiografia que trata da escola primária de Santa Catarina indica que significativa parcela das instituições desta natureza teve sua origem em regiões do interior do estado onde se instalaram imigrantes europeus, notadamente aqueles de descendência alemã. A partir da segunda metade do século XIX, escolas foram criadas por iniciativa comunitária, tendo por finalidade fornecer instrução elementar num momento de ausência da atividade do Estado no provimento de educação. O objetivo deste estudo é conhecer e compreender a formação de professores das escolas primárias catarinenses no período de 1911-1945. A metodologia é embasada por pesquisa documental com o uso de fontes como a legislação, ofícios do Departamento de Instrução Pública, estatísticas, atas, termos de inspeção, livros didáticos e caderno. Os resultados indicam que inicialmente se cristalizaram práticas orientadas pela concepção tradicional de ensino. Porém, a partir da década de 1910 começam a penetrar metodologias e técnicas alinhadas à Escola Nova, apresentadas como modernização da atividade didático-pedagógica. As fontes mostram que ao longo do tempo foram engendradas atividades que caracterizaram uma docência que conjugou práticas tradicionais àquelas propostas como inovadoras, compondo uma multiplicidade de funções didático-pedagógicas vinculadas ao planejamento, execução e avaliação das atividades formativas, à consecução das prescrições curriculares exaradas na legislação e à gestão da escola. Ficou indicado que a atuação dos professores foi se modificando durante as primeiras décadas do século passado, principalmente em consequência das campanhas de nacionalização que culminaram no Estado Novo (1937-1945). Neste momento histórico, aquelas instituições primárias oriundas das escolas alemãs primordiais foram encaradas como uma ameaça à construção da Pátria brasileira, porque preservavam elementos étnicos estrangeiros. Devido ao fato de ter que satisfazer os ditames governistas, parte das escolas de imigrantes foi extinta, mas outras foram incorporadas aos sistemas municipais e estaduais. Foi sendo delineada uma natureza ambígua da prática docente, num contexto histórico de conflitos entre a permanência da germanidade trazida com a imigração e a penetração de dados culturais pautados no abrasileiramento. Nesse sentido, emergem contribuições para o debate sobre a especificidade da docência nas instituições de Santa Catarina e a configuração de uma cultura escolar em que permaneceram influências étnicas vinculadas à imigração alemã ao lado das novas formas históricas de organização escolar preconizadas pelo nacionalismo.The historiography concerning the primary school of Santa Catarina indicates that a significant portion of the institutions of this nature had its origin in the interior regions of the state where they settled European immigrants , especially German immigrants descent . From the second half of the nineteenth century , schools were founded up by community initiative, with the aim to provide elementary education in a time of absence of activity of the state in educational field. The aim of this study is to know and understand elementary school´s training in Santa Catarina on the period since 1911 till 1945. The methodology is based on documentary research using sources such as law offices of the Department of Public Instruction , statistics , reports, terms of inspection, books and school exercise book. The results indicate the prevalence of crystallized pedagogical practices guided by the traditional conception of education. However , from the 1910s begin to penetrate methodologies and techniques aligned to the New School, presented as modernization of didactic and pedagogical activity . The sources show that over time have been engendered activities that characterized a teaching that has combined traditional and innovative practices, composing a variety of didactic and pedagogical functions related to planning, implementation and evaluation of training activities, the achievement of curricular prescriptions registered and applied in legislation and school management. It was indicated that the role of teachers has been changing during the early decades of last century, mainly as a result of the nationalization campaign that culminated in the New State (1937-1945). At this historic moment , those primary institutions arising from the primordial German schools were seen as a threat to the construction of the Brazilian homeland because foreigners preserved ethnic elements as heritage. Because of having to satisfy the educational rules , most schools of immigrants was extinct , but others were incorporated into state and municipal systems. The results underline ambiguous nature of teaching practice in a historical context of conflict between the permanence of Germanity brought with immigration and cultural penetration of “brazilianization”. According to this, contributions go on emerging debate about the specificity of teaching in Santa Catarina school institutions and setting them in a unique school culture in which ethnic influences remained linked to the German immigration alongside new historical forms of school organization advocated by nationalism.Florianópolis, SCSantos, Ademir Valdir dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rubia Danielle da2019-05-30T14:05:49Z2019-05-30T14:05:49Z2014-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196428porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-30T14:05:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196428Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-30T14:05:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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