O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132582 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_5fe7c41e57222f79fcb0f4ff3ea953db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132582 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SCmanguezaiseducação ambientalpercepção ambientalflanelógrafodesenhoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.O manguezal é um ecossistema estuarino presente em quase toda a costa brasileira, e se mostra importante para muitas espécies animais como berçário da natureza. Em Florianópolis, os manguezais de Ratones são protegidos Estação Ecológica Carijós em quase toda sua extensão, porém, ainda assim eles vêem sofrendo grande degradação. Diante disso se faz necessárias atividades de educação ambiental com comunidades que vivem no entorno desta unidade de conservação. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia do recurso didático flanelógrafo em atividades de educação ambiental com enfoque no ecossistema de manguezal, com alunos de 4º ano de uma escola municipal na comunidade de Ratones. O flanelógrafo foi criado com o objetivo de enriquecer as técnicas de ensino, e estimula a participação dos alunos envolvidos nas atividades. Avaliação através de desenhos realizada antes e depois da aplicação do recurso mostrou que houve interiorização do conhecimento. Elementos típicos do ecossistema de manguezal apareceram somente nos desenhos depois, ou então aumentaram sua representatividade.Florianópolis, SC.Soriano-Sierra, Eduardo JuanBoas, Maricéia da Silva VillasUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Flávia2015-05-04T21:37:43Z2015-05-04T21:37:43Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132582porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-04T21:37:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132582Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-04T21:37:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC |
title |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC |
spellingShingle |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC Martins, Flávia manguezais educação ambiental percepção ambiental flanelógrafo desenho |
title_short |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC |
title_full |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC |
title_fullStr |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC |
title_full_unstemmed |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC |
title_sort |
O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC |
author |
Martins, Flávia |
author_facet |
Martins, Flávia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soriano-Sierra, Eduardo Juan Boas, Maricéia da Silva Villas Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Flávia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
manguezais educação ambiental percepção ambiental flanelógrafo desenho |
topic |
manguezais educação ambiental percepção ambiental flanelógrafo desenho |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-05-04T21:37:43Z 2015-05-04T21:37:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132582 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
78 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651998797496320 |