Análise comparativa entre a dimensão da qualidade na gestão de hospitais universitários no Brasil e Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez, Greici Weinzierl
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186189
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGonzalez, Greici WeinzierlCosta, Alexandre Marino2018-05-11T17:26:50Z2018-05-11T17:26:50Z2017351016https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186189Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.O presente estudo apresenta uma teoria fundamentada em dados sobre a gestão em hospitais universitários. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 a 2017. Foram pesquisados dois hospitais universitários de grande porte, um no Brasil e outro na Alemanha, ambas as instituições são referências na área hospitalar. Na Alemanha foi o Hospital Charité, em Berlim; e no Brasil, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Os argumentos que motivaram este estudo foram de ordem prática e teórica. O objetivo principal do estudo foi desenvolver uma teoria fundamentada em dados sobre a gestão em hospitais públicos universitários a partir de uma análise comparativa entre a dimensão da qualidade na gestão de hospitais universitários no Brasil e na Alemanha. A Teoria Fundamentada em Dados (TFD) ou igualmente chamada de Grounded Theory (GT), seguindo os pressupostos de Strauss e Corbin (2008), foi adotada como abordagem de pesquisa. Essa abordagem se mostrou adequada para o estudo, pois seus procedimentos visam construir teorias fundamentadas em dados através da constante interação entre pesquisador e o fenômeno investigado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em três ciclos distintos, nos quais as análises foram realizadas. Ao todo, 20 entrevistas com participantes experientes na área da saúde. A maioria dos participantes do primeiro grupo conhece e vivencia as duas realidades estudadas; e o segundo e terceiro grupos eram gestores que estavam em cargos de chefia e que participaram da tomada de decisão ligada à área de qualidade do hospital. Foram elaborados a partir dos dados, dois modelos de gestão hospitalar, um brasileiro e outro alemão, e a integração dos dois gerou um modelo híbrido de gestão hospitalar. Para cada modelo de gestão hospitalar elaborado, um conjunto de categorias baseadas nas ações dos praticantes consistiu no principal achado do estudo. Essas categorias foram desenvolvidas em subcategorias, propriedades e dimensões e foram reunidas em torno de uma categoria central para cada modelo. Estatese apresenta os comportamentos de interação, dinâmica da decisão, adaptação e coerência, sendo composto dequatrocategorias teóricas principais: regulando a qualidade, regulando a assistência, regulando e cobrando a legislação e fortalecendo o papel do setor de recursos humanos no desenvolvimento de competências e regulando o ensino e a pesquisa. Foi gerada uma categoria central da teoria final híbrida: reconstruindo o papel do gestor hospitalar com base em processos de regulação previamente definidos e objetivos bem planejados respeitando o círculo: planejar, fazer, checar e atuar.Uma das principais conclusões deste estudo parte do pressuposto que as características dos componentes básicos dos sistemas estudados podem mudar de acordo com o tempo ou podem ser diferentes entre os países, mas permanecem fazendo parte do sistema. As principais contribuições acadêmicas e metodológicas podem ser relacionadas à maneira como os procedimentos de coleta e de análise dos dados se desenvolveram, o que pode ser considerado um aspecto particular desta investigação. Este trabalho tem como um dos principais resultados servir como modelo de gestão para os gestores dos hospitais públicos universitários no Brasil.Como extensão deste trabalho, sugere-se primeiramente o desenvolvimento de um estudo comparativo, com estrutura direcionada para outros tipos de hospitais que englobe mais cenários e outros países.Abstract : The present study presents a theory based on management data in university hospitals. The research was carried out between 2013 and 2017. Two large university hospitals were surveyed, one in Brazil and the other in Germany, both institutions are references in the hospital area. In Germany it was the Charité Hospital in Berlin; and in Brazil, the Clinical Hospital of Porto Alegre (HCPA). The arguments that motivated this study were practical and theoretical. The main objective of the study was to develop a theory based on data about the management in public university hospitals based on a comparative analysis between the quality dimension in the management of university hospitals in Brazil and Germany. Grounded Theory (GT), following the assumptions of Strauss and Corbin (2008), was adopted as a research approach. This approach was adequate for the study, because its procedures aim to construct theories based on data through the constant interaction between the researcher and the phenomenon investigated. The data were collected through interviews in three different cycles, in which the analyzes were performed. In all, 20 interviews with experienced participants in the health area. Most of the participants in the first group know and experience the two realities studied; and the second and third groups were managers who were in managerial positions and who participated in the decision making linked to the quality area of the hospital. Two hospital management models, one Brazilian and one German, were elaborated from the data, and the integration of the two generated a hybrid model of hospital management. For each model of hospital management elaborated, a set of categories based on the actions of the practitioners consisted of the main finding of the study. These categories were developed in subcategories, properties and dimensions and were grouped around a central category for each model. This thesis presents the behavior of interaction, decision dynamics, adaptation and coherence. It is composed of four main theoretical categories: regulating quality, regulating assistance, regulating and charging legislation and strengthening the role of the human resources sector in the development of competencies and regulating teaching and research. A central category of the hybrid final theory was generated: reconstructing the role of the hospital manager based on previously defined regulation processes and well-planned objectives respecting the circle: planning, doing, checking and acting. One of the main conclusions of this study is the assumption that the characteristics of the basic components of the systems studied may change over time or may be different between countries, but remain part of the system. The main academic and methodological contributions may be related to the way data collection and analysis procedures have been developed, which may be considered a particular aspect of this research. This work has as one of the main results to serve as a management model for managers of public university hospitals in Brazil. As an extension of this work, we firstly suggest the development of a comparative study, with structure directed to other types of hospitals that encompasses more scenarios and other countries.475 p.| il.porAdministraçãoHospitais universitáriosAnálise comparativa entre a dimensão da qualidade na gestão de hospitais universitários no Brasil e Alemanhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCAD1029-T.pdfPCAD1029-T.pdfapplication/pdf25190831https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/186189/-1/PCAD1029-T.pdfb3b2988a38c7f1e850e18d2a048d46c9MD5-1123456789/1861892018-05-11 14:26:50.289oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186189Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:26:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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