Competências de enfermeiros (as) e técnicos (as) em enfermagem no processo de trabalho em tecnologias radiaológicas
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122831 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2013. |
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Competências de enfermeiros (as) e técnicos (as) em enfermagem no processo de trabalho em tecnologias radiaológicasEnfermagemEnfermeirosRadiologiaRadiação ionizanteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2013.Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório desenvolvido em um hospital-escola localizado na região Sul do Brasil. Teve como objetivo analisar o processo de construção de competências por enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem para atuar no processo de trabalho envolvendo as tecnologias radiológicas. A pesquisa parte do pressuposto de que as tecnologias radiológicas representam um campo em expansão para a atuação da enfermagem, e a mobilização de competências específicas dessa área do conhecimento se torna essencial. Para o embasamento teórico do estudo, foram associados os referenciais sobre processo de trabalho, saberes e competências profissionais. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos, inicialmente junto a 20 trabalhadores, enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem lotados nos setores de centro cirúrgico, hemodinâmica e radiologia, por meio de entrevista semiestruturada. Posteriormente, por meio de análise documental, analisaram-se os documentos disponíveis no Sistema Gestor de Capacitação da instituição. O método de análise dos dados utilizado foi a de conteúdo de Bardin, dando origem a quatro categorias analíticas: processo de trabalho na enfermagem radiológica; dimensões do processo de trabalho na enfermagem radiológica; o fazer da enfermagem e as competências profissionais e saber-fazer: aquisição de competências para atuação em enfermagem. Os resultados indicam que as tecnologias radiológicas são consideradas instrumentos de trabalho externos à enfermagem, o que pode ter relação com a invisibilidade da radiação ionizante nos ambientes pesquisados. As dimensões do processo de trabalho na enfermagem radiológica relacionam-se entre si, ocorrendo na maioria das vezes de forma simultânea à prestação da assistência, confirmando a complexidade dessa práxis da enfermagem.Evidenciou-se ainda que a enfermagem radiológica se constitui uma área singular de atuação para enfermagem que necessita de mobilização de saberes, habilidades e atitudes inerentes à formação em enfermagem e específicos de física e proteção radiológica. A pesquisa aponta para a necessidade de atualização na Resolução Cofen 211/1998 e importância de se apresentar essa área de atuação aos estudantes de enfermagem, nos momentos da prática supervisionada e estágio curricular. Por fim, sugerem-se novos estudos abordando o desenvolvimento de competências em outras categorias profissionais que também atuam com as tecnologias radiológicas. <br>Abstract : A qualitative research, with a descriptive and exploratory approach, developed in a School-Hospital located in southern Brazil. Is aimed at analyzing the process of building skills for nurses and Nursing technicians involving the working process of radiological technologies. The research assumes that the radiological technologies represent a developing field for nursing activities and to promote some specific skills in this area of knowledge becomes as essential. For the theoretical analysis we associated the references related to the working process, the knowledge and the professional skills. The data was collected within two different stages, initially among 20 workers: nurses and Nursing technicians allocated in the sectors of the Surgical Center, Hemodynamic and Radiology, through semi-structured interviews. Consequently, through documentary analysis, throw the analysis of available documents in the Manager 's System of Training that is part of the institution. The data analysis was based on the Content Analysis of Bardin, arising four analytical categories: working process in Radiological Nursing; the dimensions of the working process in the Radiological Nursing; the doing of nursing and the professional skills and finally; to know-how: achievement of skills to work in Nursing. The results shows that the radiological technologies are considered instruments of labor external to Nursing, which may be connected to the invisibility of ionizing radiation in the studied environments. The dimensions of the work process in Radiological Nursing relate to each other, most often occurring simultaneously within the care delivery, confirming the complexity of the Nursing praxis. Was also evident that the Radiological Nursing it is a singular area of expertise related to the Nursing area that demands mobilization of knowledge, skills and attitudes inherent to Nursing Education, physics and Radiologicalprotection. The research highlights the need to update the Cofen Resolution 211/1998 and the importance of presenting this area to nursing students among the supervised practice. Finally, we suggest further studies addressing the development of skills in other professions who also work with the Radiological technologies.Gelbcke, Francine LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Juliana Almeida Coelho de2014-08-06T17:26:23Z2014-08-06T17:26:23Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 p.| il.application/pdf323920https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122831porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:26:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122831Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:26:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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