Sobre educação e política: Hannah Arendt, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o homem trágico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Afonseca, Vanessa da Cunha Prado
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88864
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
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spelling Sobre educação e política: Hannah Arendt, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o homem trágicoEducaçãoCiência politicaDireitoEstatuto da Criança e do AdolescenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPor que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma legislação tão celebrada pelo campo educacional e tão pouco reconhecida como um direito conquistado por pais e professores? Será que isto se deve apenas à tradição conservadora que resiste à idéia da criança e do adolescente como sujeitos de direitos? Ou há algo de perverso na aliança entre educação, direito e política tão fortemente evocada pelo Estatuto? A partir da tradução de perverso como pelo verso, ou seja, como realização do contrário daquilo que inicialmente se almejou, foram avaliadas duas possibilidades: de um lado, que a pretendida formação do sujeito de direitos transformador da realidade social poderia, perversamente, encontrar-se aliada à dissolução do sujeito da (na) política; por outro lado, que o ECA, tão celebrado como uma legislação que romperia com a violência institucionalizada e legitimada contra a infância pelos antigos Códigos de Menores poderia, também perversamente, mostrar-se aliado da mesma separação do povo no Povo, ou da criança e do menor, denunciada como inerente à vigência dos antigos códigos. Foram norteadoras desta reflexão, a teorização política de Hannah Arendt e a descrição da constituição da subjetividade trágica por Jean Pierre Vernant e Vidal-Naquet.Florianópolis, SCVaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaD'Afonseca, Vanessa da Cunha Prado2012-10-22T14:26:39Z2012-10-22T14:26:39Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf229503http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88864porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T12:39:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88864Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T12:39:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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