Avaliação do desempenho a longo prazo do segmento monitorado da rodovia SC-415/Itapoá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio, Emanuelle
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191813
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
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spelling Avaliação do desempenho a longo prazo do segmento monitorado da rodovia SC-415/ItapoáEngenharia civilPavimentos flexíveisAvaliação funcionalAvaliação estruturalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O projeto Rede Temática de Tecnologia do Asfalto, patrocinado pela PETROBRAS, teve início em 2006 e objetiva desenvolver um novo método de dimensionamento de pavimentos flexíveis, que melhor atenda às condições observadas atualmente nas estradas brasileiras. Para isso, estão sendo estudados os materiais utilizados e o desempenho de segmentos executados e em monitoramento em diversas regiões do país. O presente trabalho visa acompanhar a evolução de um dos trechos participantes do projeto, localizado na rodovia estadual SC-415, entre as cidades de Garuva e Itapoá, no Estado de Santa Catarina. O estudo desenvolveu-se em duas etapas: avaliação funcional e avaliação estrutural do pavimento. Para a avaliação funcional foram determinados os defeitos de superfície, a irregularidade longitudinal, o afundamento de trilha de roda e a aderência pneu-pavimento. Para a avaliação estrutural foram mensuradas as deflexões em cada pista, feita a retroanálise das bacias de deflexão, calculada a deformação de tração na parte inferior do revestimento, feita a estimativa da vida útil do pavimento e a determinação dos fatores campo/laboratório. Este trabalho continua a análise que teve início na dissertação de mestrado de Pérez (2016) e prosseguimento no trabalho de conclusão de curso de Aguiar (2017). Destaca-se a inovação no que diz respeito ao esforço de se determinar os fatores campo/laboratório para o segmento, visando prover informações ainda na fase de projeto sobre o comportamento esperado dos pavimentos no campo.Florianópolis, SCTrichês, GlicérioUniversidade Federal de Santa CatarinaFabricio, Emanuelle2018-12-04T19:48:08Z2018-12-04T19:48:08Z2018-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis189 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191813porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-04T19:48:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191813Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-04T19:48:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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