Incorporando componentes sócio-ambientais na avaliação de sistemas agrícolas: em busca de indicadores de sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fred Newton da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102196
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.
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spelling Incorporando componentes sócio-ambientais na avaliação de sistemas agrícolas: em busca de indicadores de sustentabilidadeAgriculturaAgroecossistemasAgricultura sustentadaAvaliaçãoDesenvolvimento ruralSolo rural -UsoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.São poucos ou quase ausentes construções conceituais e metodológicas voltadas à avaliação de possibilidades de sustentabilidade em agricultura cujo significado incorpore o social e o ambiental à idéia de produção ainda dominante. Um procedimento que se proponha à avaliação de tal agricultura deve contemplar critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais, quanto deve permitir uma clara identificação de obstáculos à promoção das condições à sustentabilidade. Com o objetivo explícito de promover o desenvolvimento sustentável em comunidades agrícolas, o Projeto Forter-TO consiste em iniciativa de ações ainda quase que exclusivamente voltadas às possibilidade de aumento da produtividade e de renda de agricultores no Estado de Tocantins. A partir de uma rede de fazendas de referência e com procedimentos referidos como participativos, o Projeto Forter visa gerar referências técnicas, econômicas e sociais que possam orientar um modelo de desenvolvimento agrícola regional. A questão que então emerge é se um projeto principalmente voltado à produção pode promover o desenvolvimento de uma agricultura entendida para muito além da produção. Com o intuito de avaliar a qualidade das relações homem-meio atuais e aquelas que deverão resultar da intervenção do Projeto Forter, quanto com o intuito de avaliar a aplicabilidade da metodologia do IQRM no contexto da aplicação daquele projeto, essa metodologia foi aplicada nas onze propriedades que compõem a rede de fazendas de referência. Os resultados apontam diferenças significativas na qualidade das relações de uso atual das terras entre as diferentes propriedades agrícolas. As simulações de relações de uso resultantes de mudanças associadas às propostas do Projeto Forter apontam para uma leve redução na qualidade dessas relações homem-meio. Essa redução decorre pelo fato de que a intervenção do Projeto implica intensificação das relações de uso, combinado com o fato da lógica da metodologia do IQRM privilegiar o conservacionismo frente ao técnico-econômico e o operacional que também a orientam. Uma vez que a intensificação do uso do meio tende a implicar maiores riscos de degradação ambiental, a metodologia do IQRM também tenderá a revelar-se mais adequada ao contexto na medida que as ações prevista no projeto forem implementadas. Assim, além de sua fácil aplicação, a metodologia do IQRM constitui-se em importante instrumento de monitoramento e avaliação da qualidade de procedimentos em uma agricultura que se complexifica em significado.Florianópolis, SCD'Agostini, Luiz RenatoUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Fred Newton da Silva2013-07-16T00:17:25Z2013-07-16T00:17:25Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 93 f.| il., tabs.application/pdf221038http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102196porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:51:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102196Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:51:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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