Redes colaborativas em ambientes de inovação: uma análise dos fluxos de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inomata, Danielly Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182585
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.
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spelling Redes colaborativas em ambientes de inovação: uma análise dos fluxos de informaçãoCiência da informaçãoFluxo da informaçãoInovaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.Compreende o fluxo de informação em redes colaborativas constituídas em um ambiente de inovação e propõe diretrizes para o gerenciamento da informação. A análise é direcionada por meio da identificação de elementos dos fluxos de informação, da caracterização de redes em ambientes de inovação onde estão inseridas incubadoras e empresas de base tecnológica, da verificação na prática de como ocorre o processo informacional nesses ambientes e da proposição de direcionamentos para o gerenciamento da informação. Ametodologia é baseada no Design Science Research,como paradigma que operacionaliza a construção do conhecimento a partir de ciclos interativos para projetar um artefato sócio-técnico e utiliza a Análise de Redes Sociais (ARS), uma ferramenta interdisciplinar cujo foco analítico recai sobre as relações e interações entre os indivíduos e organizações, como forma de entender a estrutura relacional, sendo que para isso combina a metodologia com teorias apropriadas ao ambiente e às questões em estudo. A pesquisa é de abordagem mista, predominantemente, qualitativa. Foram analisados cinco estudos de caso, a partir dos quais se recolheu dados de 56 entrevistas com gestores de ambientes de inovação (parques tecnológicos e instituto de pesquisa), incubadora de empresas, pré-incubadas e startups incubadas em parques tecnológicos na Região Sul do Brasil e na Região Norte de Portugal, e um Instituto de pesquisa localizado na Região Norte do Brasil. Para análise dos dados utilizou-se como ferramentas a análise de conteúdo, as métricas de análise de redes e análise do desempenho das empresas. As diretrizes foram propostas com base nos resultados empíricos e delineadas a partir da CIMO-Logic. Os estudos de casos analisados sugerem que quanto mais as empresas amadurecem o plano de negócio, mais tendem a melhorar a gestão da informação. Os resultados dos fluxos de informação no desempenho organizacional são inerentes, principalmente, ao aumento de soluções coletivas, acúmulo de capital social e o aumento da aprendizagem coletiva ao longo dos primeiros anos de uma empresa incubada. Também se tem evidências de que a colaboração é facilitada pelo processo formal de participação na rede, mas observou-se que as interações informais e face-a-face trazem melhores resultados e maiores impactos nos projetos das empresas. As evidências empíricas e a fundamentação teórico-conceitual possibilitaram a proposição de sete diretrizes que podem auxiliar gestores quanto: informação crítica, papel dos atores, socialização nos ambientes de inovação, manutenção da base de conhecimentos, estrutura das redes, formação de parcerias e acompanhamento de resultados. Conclui que é possível gerenciar fluxos informacionais em ambientes dinâmicos e complexos, tais como os de inovação, desde que considere ser regidos por mecanismos de intervenção, práticas e melhorias.Abstract : It comprises the flow of information in collaborative networks constituted in an innovation environment and proposes guidelines for information management. The analysis is guided by the identification of elements of information flows, the characterization of networks in innovation environments where incubators and technology-based companies are inserted, the verification in practice of how the informational process occurs in these environments and the proposition of directions for information management. The methodology is based on Design Science Research, as a paradigm that operationalizes the construction of knowledge from interactive cycles to design a socio-technical artifact and uses the Analysis of Social Networks (ARS), an interdisciplinary tool whose analytical focus falls on the relations and interactions between individuals and organizations, as a way of understanding the relational structure, and for this it combines the methodology with appropriate theories to the environment and the issues under study. The research is of mixed, predominantly qualitative approach. Five case studies were analyzed, from which data were collected from 56 interviews with managers of innovation environments (technology parks and research institute), incubator of companies, pre-incubated and startups incubated in technological parks in the Southern Region of Brazil and in the Northern Region of Portugal, and a Research Institute located in the Northern Region of Brazil. Data analysis, network analysis metrics and company performance analysis were used as tools to analyze the data. The guidelines were proposed based on the empirical results and delineated from CIMO-Logic. The case studies analyzed suggest that the more companies mature the business plan, the more they tend to improve information management. The results of the information flow in organizational performance are inherent, mainly, to the increase of collective solutions, accumulation of social capital and the increase of collective learning during the first years of an incubated company. There is also evidence that collaboration is facilitated by the formal process of participation in the network, but it has been observed that informal and face-to-face interactions bring better results and greater impacts on company projects. The empirical evidence and the theoretical-conceptual basis made possible the proposal of seven guidelines that can help managers about: critical information, role of actors, socialization in innovation environments, maintenance of knowledge base, network structure, partnership formation and follow-up results. It concludes that it is possible to manage information flows indynamic and complex environments, such as innovation, as long as it considers being governed by intervention mechanisms, practices and improvements.Rados, Gregório Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaInomata, Danielly Oliveira2018-01-09T03:20:02Z2018-01-09T03:20:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis421 p.| il., gráfs.application/pdf351115https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182585porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T03:20:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182585Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-09T03:20:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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