O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Josenildo Coelho
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Filho, José Francisco Ribeiro, Oliveira, Auristela Félix de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97008
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar se o comportamento das organizações tem impacto no desempenho das Instituições de Ensino Superior diante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pelo MEC em 14 de Abril de 2004 em substituição ao antigo “provão”. Para se atingir o objetivo proposto foi realizado uma revisão teórica, na qual focou-se o ambiente empresarial na perspectiva sistêmica, discorreu-se sobre o segredo da longevidade empresarial que é unir esforços, após sobre o medo da mudança, das organizações mecânicas e orgânicas e acerca da teoria da contingência. Também, foi aplicado um formulário mediante entrevistas pessoais e a amostra foi escolhida intencionalmente, pois que são duas IES que tiveram resultados díspares (uma foi conceituada com “A” e a outra com “E”), localizadas na região metropolitana do Recife. Do ponto de vista de seus objetivos (Gil, 1991) trata-se de uma pesquisa descritiva, pois que visa descrever as características de determinada população/amostra ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis, envolvendo o uso de técnicas padronizadas para a coleta de dados; e, explicativa, por buscar esclarecer a influência do comportamento organizacional na avaliação da IES. E, do ponto de vista dos procedimentos técnicos (Gil, 1991) é uma pesquisa bibliográfica por fazer uso de material de acesso público e pesquisa de campo, por ter também seus dados coletados empiricamente. O estudo foi realizado em duas empresas que prestam serviços de educação de nível superior, limitando-se ao curso de Administração de Empresas. Assim, buscou-se investigar se o comportamento nas empresas é também co-responsável pelo desempenho auferido na última avaliação, ocorrida em 2004. Diante da pesquisa, ficou evidenciado que para estas empresas, o comportamento organizacional impactou o resultado da avaliação. Observou-se que a maneira como os seus colaboradores se tratam, os estímulos à criatividade, inovação e a tomada de decisões compartilhadas pelos membros estão subjugados à questão econômico-financeira. Pode-se concluir que a congruência dos interesses da organização estarão co-relacionados ao interesse de seu pessoal, à medida que remuneração, segurança no emprego, possibilidade de ascensão, apresentam-se como mais interessantes aos funcionários do que estímulo à criatividade, comunicação informal ou outras características tidas academicamente como importantes à adaptação da empresa ao ambiente e seu conseqüente resultado positivo.
id UFSC_621bbcacd460955029da2863705ca609
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97008
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOREste trabalho tem como objetivo mostrar se o comportamento das organizações tem impacto no desempenho das Instituições de Ensino Superior diante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pelo MEC em 14 de Abril de 2004 em substituição ao antigo “provão”. Para se atingir o objetivo proposto foi realizado uma revisão teórica, na qual focou-se o ambiente empresarial na perspectiva sistêmica, discorreu-se sobre o segredo da longevidade empresarial que é unir esforços, após sobre o medo da mudança, das organizações mecânicas e orgânicas e acerca da teoria da contingência. Também, foi aplicado um formulário mediante entrevistas pessoais e a amostra foi escolhida intencionalmente, pois que são duas IES que tiveram resultados díspares (uma foi conceituada com “A” e a outra com “E”), localizadas na região metropolitana do Recife. Do ponto de vista de seus objetivos (Gil, 1991) trata-se de uma pesquisa descritiva, pois que visa descrever as características de determinada população/amostra ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis, envolvendo o uso de técnicas padronizadas para a coleta de dados; e, explicativa, por buscar esclarecer a influência do comportamento organizacional na avaliação da IES. E, do ponto de vista dos procedimentos técnicos (Gil, 1991) é uma pesquisa bibliográfica por fazer uso de material de acesso público e pesquisa de campo, por ter também seus dados coletados empiricamente. O estudo foi realizado em duas empresas que prestam serviços de educação de nível superior, limitando-se ao curso de Administração de Empresas. Assim, buscou-se investigar se o comportamento nas empresas é também co-responsável pelo desempenho auferido na última avaliação, ocorrida em 2004. Diante da pesquisa, ficou evidenciado que para estas empresas, o comportamento organizacional impactou o resultado da avaliação. Observou-se que a maneira como os seus colaboradores se tratam, os estímulos à criatividade, inovação e a tomada de decisões compartilhadas pelos membros estão subjugados à questão econômico-financeira. Pode-se concluir que a congruência dos interesses da organização estarão co-relacionados ao interesse de seu pessoal, à medida que remuneração, segurança no emprego, possibilidade de ascensão, apresentam-se como mais interessantes aos funcionários do que estímulo à criatividade, comunicação informal ou outras características tidas academicamente como importantes à adaptação da empresa ao ambiente e seu conseqüente resultado positivo.INPEAU2012-11-05T19:43:39Z2012-11-05T19:43:39Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97008Teodoro, Josenildo CoelhoFilho, José Francisco RibeiroOliveira, Auristela Félix deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T18:09:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97008Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T18:09:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Teodoro, Josenildo Coelho
title_short O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author Teodoro, Josenildo Coelho
author_facet Teodoro, Josenildo Coelho
Filho, José Francisco Ribeiro
Oliveira, Auristela Félix de
author_role author
author2 Filho, José Francisco Ribeiro
Oliveira, Auristela Félix de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Josenildo Coelho
Filho, José Francisco Ribeiro
Oliveira, Auristela Félix de
description Este trabalho tem como objetivo mostrar se o comportamento das organizações tem impacto no desempenho das Instituições de Ensino Superior diante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pelo MEC em 14 de Abril de 2004 em substituição ao antigo “provão”. Para se atingir o objetivo proposto foi realizado uma revisão teórica, na qual focou-se o ambiente empresarial na perspectiva sistêmica, discorreu-se sobre o segredo da longevidade empresarial que é unir esforços, após sobre o medo da mudança, das organizações mecânicas e orgânicas e acerca da teoria da contingência. Também, foi aplicado um formulário mediante entrevistas pessoais e a amostra foi escolhida intencionalmente, pois que são duas IES que tiveram resultados díspares (uma foi conceituada com “A” e a outra com “E”), localizadas na região metropolitana do Recife. Do ponto de vista de seus objetivos (Gil, 1991) trata-se de uma pesquisa descritiva, pois que visa descrever as características de determinada população/amostra ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis, envolvendo o uso de técnicas padronizadas para a coleta de dados; e, explicativa, por buscar esclarecer a influência do comportamento organizacional na avaliação da IES. E, do ponto de vista dos procedimentos técnicos (Gil, 1991) é uma pesquisa bibliográfica por fazer uso de material de acesso público e pesquisa de campo, por ter também seus dados coletados empiricamente. O estudo foi realizado em duas empresas que prestam serviços de educação de nível superior, limitando-se ao curso de Administração de Empresas. Assim, buscou-se investigar se o comportamento nas empresas é também co-responsável pelo desempenho auferido na última avaliação, ocorrida em 2004. Diante da pesquisa, ficou evidenciado que para estas empresas, o comportamento organizacional impactou o resultado da avaliação. Observou-se que a maneira como os seus colaboradores se tratam, os estímulos à criatividade, inovação e a tomada de decisões compartilhadas pelos membros estão subjugados à questão econômico-financeira. Pode-se concluir que a congruência dos interesses da organização estarão co-relacionados ao interesse de seu pessoal, à medida que remuneração, segurança no emprego, possibilidade de ascensão, apresentam-se como mais interessantes aos funcionários do que estímulo à criatividade, comunicação informal ou outras características tidas academicamente como importantes à adaptação da empresa ao ambiente e seu conseqüente resultado positivo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-05T19:43:39Z
2012-11-05T19:43:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97008
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652020961247232