A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauter, Leonardo Thomaz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fischer, Maria Cecília Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235126
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/17
id UFSC_621ed540fd01833f7680be27eed62568
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235126
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discursoExame de AdmissãoFormação de Professores PrimáriosSaberes MatemáticosEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/17Este artigo é resultado de um estudo sobre o “processo de medida” (avaliação) adotado para seleção de candidatos à escola de professores no Rio Grande do Sul, em 1947. O problema que norteou a pesquisa foi: que enunciações relacionadas aos saberes matemáticos e à formação de professores permeiam a admissão de alunos ao curso de formação de professores primários, na publicação de 1947, dirigida pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE)? O aporte teóricometodológico do estudo é baseado na perspectiva da investigação histórico-cultural, dialogando com Foucault (2008), em relação aos discursos e enunciações, e com Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017, 2018), sobre os saberes matemáticos. Como fonte utilizamos os Boletins do CPOE do Rio Grande do Sul, focando na seguinte publicação de 1947: “Considerações em tôrno do processo de medida adotado em Matemática para seleção dos candidatos à escola de professôres”. Como resultado, identificamos na análise das enunciações a existência de uma cultura geral e profissional do professor primário e de uma personalidade desejada para o ingresso no curso. Em relação aos saberes matemáticos, percebemos a indução, a dedução, a generalização, a transferência, a organização lógica, a reversibilidade de pensamento e a imaginação como capacidades avaliadas no exame.ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP2022-05-25T01:22:03Z2022-05-25T01:22:03Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAUTER, L. T. ; FISCHER, M. CECILIA B. . A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947): enunciações de um discurso. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 163-178, 2020.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235126Sauter, Leonardo ThomazFischer, Maria Cecília Buenoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-25T01:22:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235126Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-25T01:22:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
title A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
spellingShingle A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
Sauter, Leonardo Thomaz
Exame de Admissão
Formação de Professores Primários
Saberes Matemáticos
title_short A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
title_full A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
title_fullStr A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
title_full_unstemmed A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
title_sort A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
author Sauter, Leonardo Thomaz
author_facet Sauter, Leonardo Thomaz
Fischer, Maria Cecília Bueno
author_role author
author2 Fischer, Maria Cecília Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sauter, Leonardo Thomaz
Fischer, Maria Cecília Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Exame de Admissão
Formação de Professores Primários
Saberes Matemáticos
topic Exame de Admissão
Formação de Professores Primários
Saberes Matemáticos
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/17
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06
2022-05-25T01:22:03Z
2022-05-25T01:22:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAUTER, L. T. ; FISCHER, M. CECILIA B. . A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947): enunciações de um discurso. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 163-178, 2020.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235126
identifier_str_mv SAUTER, L. T. ; FISCHER, M. CECILIA B. . A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947): enunciações de um discurso. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 163-178, 2020.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
publisher.none.fl_str_mv ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652252723806208