A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235126 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/17 |
id |
UFSC_621ed540fd01833f7680be27eed62568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235126 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discursoExame de AdmissãoFormação de Professores PrimáriosSaberes MatemáticosEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/17Este artigo é resultado de um estudo sobre o “processo de medida” (avaliação) adotado para seleção de candidatos à escola de professores no Rio Grande do Sul, em 1947. O problema que norteou a pesquisa foi: que enunciações relacionadas aos saberes matemáticos e à formação de professores permeiam a admissão de alunos ao curso de formação de professores primários, na publicação de 1947, dirigida pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE)? O aporte teóricometodológico do estudo é baseado na perspectiva da investigação histórico-cultural, dialogando com Foucault (2008), em relação aos discursos e enunciações, e com Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017, 2018), sobre os saberes matemáticos. Como fonte utilizamos os Boletins do CPOE do Rio Grande do Sul, focando na seguinte publicação de 1947: “Considerações em tôrno do processo de medida adotado em Matemática para seleção dos candidatos à escola de professôres”. Como resultado, identificamos na análise das enunciações a existência de uma cultura geral e profissional do professor primário e de uma personalidade desejada para o ingresso no curso. Em relação aos saberes matemáticos, percebemos a indução, a dedução, a generalização, a transferência, a organização lógica, a reversibilidade de pensamento e a imaginação como capacidades avaliadas no exame.ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP2022-05-25T01:22:03Z2022-05-25T01:22:03Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAUTER, L. T. ; FISCHER, M. CECILIA B. . A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947): enunciações de um discurso. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 163-178, 2020.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235126Sauter, Leonardo ThomazFischer, Maria Cecília Buenoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-25T01:22:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235126Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-25T01:22:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso |
title |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso |
spellingShingle |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso Sauter, Leonardo Thomaz Exame de Admissão Formação de Professores Primários Saberes Matemáticos |
title_short |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso |
title_full |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso |
title_fullStr |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso |
title_full_unstemmed |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso |
title_sort |
A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso |
author |
Sauter, Leonardo Thomaz |
author_facet |
Sauter, Leonardo Thomaz Fischer, Maria Cecília Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Maria Cecília Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sauter, Leonardo Thomaz Fischer, Maria Cecília Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame de Admissão Formação de Professores Primários Saberes Matemáticos |
topic |
Exame de Admissão Formação de Professores Primários Saberes Matemáticos |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/17 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06 2022-05-25T01:22:03Z 2022-05-25T01:22:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SAUTER, L. T. ; FISCHER, M. CECILIA B. . A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947): enunciações de um discurso. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 163-178, 2020. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235126 |
identifier_str_mv |
SAUTER, L. T. ; FISCHER, M. CECILIA B. . A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947): enunciações de um discurso. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 163-178, 2020. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652252723806208 |