...E com a palavra: os alunos - Estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a Sociologia no Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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25 agosto 20092009-08-25T18:16:55Z2018-02-06T15:01:20Z2009-08-25T18:16:55Z2018-02-06T15:01:20Z20042009-08-25T18:16:55Zhttp://hdl.handle.net/praxis/253https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/253...E com a palavra: os alunos - Estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a Sociologia no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis<http://www.labes.fe.ufrj.br/index.php/pesquisa/dissertacoes.html>Brasília - DFUnBPortal do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes - UFRJProfessora Doutora Fernanda Antônia da Fonseca SobralMestrado em Sociologiasociologia, ensino médio, representações sociais, alunos, formaçãoA Sociologia não é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional, mas no Distrito Federal passou a constar no currículo das três séries do ensino médio desde 2000, como conseqüência da Reforma do Ensino Médio implementada pelo Governo Federal em 1998. Tanto os documentos oficiais dessa reforma quanto o texto do currículo de Sociologia do Distrito Federal postulam que a disciplina deve ser percebida como conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Mas, e os alunos, o que pensam? Qual a percepção deles sobre o papel da Sociologia em sua formação? No intuito de investigar essas questões, estudamos 79 sujeitos que vivem em realidades sociais diferenciadas do Distrito Federal. Para isto, utilizamos grupos focais de alunos na cidade-satélite de Santa Maria e na Asa Norte. Neste trabalho, a teoria das Representações Sociais serviu como base no desenvolvimento teórico-metodológico, onde Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes teóricos. A teoria do último autor é a que mais se aproxima do objetivo desta pesquisa, pois desenvolve uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais com base numa abordagem tridimensional que propõe: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum entre as posições dos sujeitos, além da existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição. Os resultados da pesquisa revelaram que a Sociologia contribui para a compreensão da sociedade moderna, para a construção do senso crítico e para a formação do exercício da cidadania, que constituem o campo comum das representações sociais dos sujeitos pesquisados. As diferenças dentro desse campo revelaram que os alunos de Santa Maria percebem a Sociologia como instrumento fundamental na intervenção da realidade social, enquanto os alunos da Asa Norte percebem-na como parte de sua formação escolar, contribuindo para a conscientização política e social.Erlando da Silva Rêsesreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTReses.dissertaЗ╞o.UNB.pdf.txtExtracted texttext/plain271165https://repositorio.ufsc.br/bitstream/praxis/253/1/Reses.disserta%d0%97%e2%95%9eo.UNB.pdf.txteb41a23c86439cb699578f0c0491f71eMD51ORIGINALReses.dissertaЗ╞o.UNB.pdfapplication/pdf725637https://repositorio.ufsc.br/bitstream/praxis/253/2/Reses.disserta%d0%97%e2%95%9eo.UNB.pdf98e4c274f0cf0148a88b4c53c0d6e4b3MD52praxis/2532018-02-06 13:01:20.828oai:repositorio.ufsc.br:praxis/253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-06T15:01:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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