Empreendedorismo Social e Cidadania nas Instituições de Ensino Superior – Um Estudo de Caso na Faculdade Integrada do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Denise Pires Basto
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Rabelo, Laudemira Silva, Brito, Samuel Farias, Rosas, Anny Jacquelline Cysne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35664
Resumo: As diversas mudanças sócio-econômicas vêm repercutindo na estabilidade dos empregos. Para lidar com o novo cenário do trabalho o profissional deve saber driblar as dificuldades e fazer delas suas aliadas procurando descobrir habilidades até então escondidas. O empreendedorismo surge como uma ferramenta eficaz para este novo mundo possibilitando a geração de novos empregos e/ou novas formas de gestão empresarial.O empreendedorismo social, por sua vez, se apresenta como uma chave para formar profissionais para o novo mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, torná-lo um cidadão participativo. O faz a partir da provocação de uma mudança interior habilitando o aluno a conhecer suas próprias habilidades, antes ignoradas, capacitando-o a provocar as mudanças no externo – seja em corporações, ONGs, na comunidade etc. Embora o tema seja bem atual, poucas são as instituições de ensino superior (IES) que, ao formarem os seus profissionais, fortalecem também a formação com base na cidadania e empreendedorismo social. O artigo aborda o estudo de caso de uma IES em Fortaleza que tem trabalhado em seu planejamento pedagógico novos conceitos de formação de profissionais, e de forma interdisciplinar e transdiscilpinar tem trabalhado curricular e extracurricularmente a formação cidadã e o empreendedorismo social.
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