Artesãos na era industrial: a potência estética da obra popular e o paradigma da MPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Renato de Barros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235732
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2022.
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spelling Artesãos na era industrial: a potência estética da obra popular e o paradigma da MPBCiências sociaisMúsica popularOralidadeEscritaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2022.Nesta tese afirmo a potência estética da música popular, a partir do exame de suas características imanentes. Segundo esse intento, faço a crítica de conceitos pós-modernos que tendem à desconsideração do dado musical em sua materialidade, e reflito sobre as relações entre oralidade e escrita no âmbito musical, investigando assim a base material da obra popular. Em seguida, examino as ideias de Adorno sobre música popular, campo que procuro valorizar a partir dos próprios critérios que o autor considera necessários à produção musical consequente. A tese culmina em uma análise da canção popular brasileira, da bossa nova à MPB, visando sobretudo ao deslindamento dos sentidos associados às manifestações musicais abarcadas por essa sigla. Em conclusão, esta tese aponta a inconsistência da mirada pós-moderna no campo estético, apresenta a escrita musical como frequentemente oposta às práticas orais, analisa as estratégias estéticas da obra musical popular e define a MPB como expressão das contradições entre a expansão das possibilidades estéticas suscitadas pela bossa nova e o controle crescente da indústria cultural sobre a canção popular brasileira.Abstract: In this tesis I affirm the aesthetic power of popular music, based on the examination of its imanent characteristics. For this purpose, I criticize postmodern concepts that tend to disregard the musical data in its materiality, and I reflect on the relations between orality and writing in the musical field, thus investigating the material basis of popular work. Next, I examine Adorno?s ideas on popular music, a field that I ssek to value based on the very criteria that the author considers necessary for consequent musical production. The tesis culminates in na analysis of the Brazilian popular song, from bossa nova to MPB, aiming above all to unravel the meanings associated with the musical manifestations encopassed by this acronym. In conclusion, this tesis points out the inconsistency of the postmodern view in the aesthetic field, presents musical writing as often opposed to oral practices, analyzes the aesthetic strategies of popular musical work and defines MPB as na expression of the contradictions between the expansion of aesthetic possibilities raised by bossa nova and the growing control of the cultural Industry over Brazilian popular song.Vaz, Alexandre FernandezNascimento, Hermilson Garcia doUniversidade Federal de Santa CatarinaPinto, Renato de Barros2022-06-22T23:17:38Z2022-06-22T23:17:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis214 p.| il., gráfs.application/pdf376668https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235732porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T23:17:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235732Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-22T23:17:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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