A matemática para a formação de professores da Escola Normal Maceioense: Geometria como um saber profissional (1860-1930)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212993 |
Resumo: | A matemática para a formação de professores da Escola Normal Maceioense: geometria como um saber profissional, (1860 – 1930) / Edlene Cavalcanti Santos. – 2019. 187 f.: il. color. Orientadora: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos. Tese (doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Maceió, 2019. Bibliografia: f. 165-177. Apêndices: f. 178-187. 1. Ensino normal – Alagoas – História. 2. Ensino primário – 1860-1930. 3. Escola Normal de Maceió – História. 4. Geometria – Estudo e ensino. 5. Professores – Formação. I. Título. O arquivo se encontra disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5804 |
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A matemática para a formação de professores da Escola Normal Maceioense: Geometria como um saber profissional (1860-1930)Escola Normal maceioenseGeometria profissionalFormação de professoresCurso primárioA matemática para a formação de professores da Escola Normal Maceioense: geometria como um saber profissional, (1860 – 1930) / Edlene Cavalcanti Santos. – 2019. 187 f.: il. color. Orientadora: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos. Tese (doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Maceió, 2019. Bibliografia: f. 165-177. Apêndices: f. 178-187. 1. Ensino normal – Alagoas – História. 2. Ensino primário – 1860-1930. 3. Escola Normal de Maceió – História. 4. Geometria – Estudo e ensino. 5. Professores – Formação. I. Título. O arquivo se encontra disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5804Esta tese constitui-se em um estudo histórico documental, que toma como base os princípios da história cultural. Tem como objetivo, analisar os processos que ocorreram na institucionalização de uma Geometria ofertada para formar o professor do curso primário, da Escola Normal maceioense, e a Geometria indicada nos programas para o ensino primário em Alagoas entre as décadas de 1860-1930, para responder à seguinte problematização: Quais processos envolveram a elaboração da Geometria como um saber profissional na formação de normalistas que configurasse uma Geometria para ensinar? Esta discussão se ancorou a partir do esquema apresentado pôr Hofstetter e Schneuwly (2009) sobre os saberes de formação de professores em diferentes níveis. Esses autores observam que os saberes são um tema central nas questões relativas à formação, os quais oscilam entre saberes a ensinar e para ensinar. A Geometria para formar o professor primário não passa ilesa dessa oscilação, transforma-se e evolui. Recorreu-se ainda como referência às fontes primárias como: Atas, Decretos, Relatórios de Presidentes da Província, Resoluções, Leis, Compêndio, além de jornais da época, e em autores como: Vilela (1982), Primitivo Moacyr (1835-1889), Costa (1931), Verçosa (2001), Duarte (1961), Chervel (1990), Valente (2010-2017), entre outros. A análise e interpretação da documentação buscou estabelecer relações entre os princípios teóricos e metodológicos da formação dos normalistas maceioenses, e indicaram uma variação entre uma formação de cultura geral versus formação profissional. Nesta variação, há uma Geometria inicialmente ofertada na disciplina Desenho Geométrico, entretanto com tímida expressão. Ao que tudo indica, sedimenta-se um discurso que sistematiza contribuições vindas de referências já de há muito presentes no horizonte pedagógico, mas que somente nas décadas finais do século XIX ganham os sistemas de ensino. Os saberes profissionais continuam a ser a referência para a formação do professor primário, entretanto, renova-se a oferta de uma Geometria que não estava relacionada com uma metodologia para o ensino dessa. Cumpria aprender especificamente a Geometria que se iria ensinar, assim como a Geometria para ensinar, indicada nas orientações oficiais referente à Prática de Ensino. O saber para ensinar Geometria, objeto dessa investigação, constitui-se a partir desse tempo como a ciência de formas intuitivas para a docência dos primeiros passos da Geometria. Tal saber para ensinar penetra na cultura escolar e deixa-nos marcas presentes até hoje nas escolas.Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dosSantos, Edlene Cavalcanti2020-09-24T20:02:15Z2020-09-24T20:02:15Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Edlene Cavalcanti. A matemática para a formação de professores da Escola Normal Maceioense: geometria como um saber profissional (1860-1930). 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212993porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-24T20:51:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212993Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-24T20:51:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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