A utilização da telessaúde para a avaliação do desenvolvimento motor de lactentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passamani, Rafaela Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251655
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Araranguá, 2023.
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spelling A utilização da telessaúde para a avaliação do desenvolvimento motor de lactentesReabilitaçãoTelemedicinaLactentesCapacidade motoraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Araranguá, 2023.A infância é uma fase importante e fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e é um período importante para a detecção precoce de alterações neuromotoras. Sendo assim, a restrição aos serviços de saúde pode prejudicar o desenvolvimento global das crianças. A pandemia do Coronavírus levou a uma redução do acesso a saúde para a população pediátrica e uma alternativa para fornecer esses serviços durante esse período foi a telessaúde. Para que um serviço de telessaúde possa ser implantado, são necessárias adaptações em escalas de avaliação padronizadas já estabelecidas ou a criação de novas ferramentas de avaliação para serem usadas no formato remoto. Considerando esses fatores esta dissertação tem como objetivo apresentar dois estudos que foram desenvolvidos durante a realização do mestrado. Os estudos foram elaborados em formato de artigo científico. O estudo 1 trata-se de uma revisão de escopo que buscou identificar as escalas padronizadas de avaliação do desenvolvimento motor utilizadas no teleatendimento para crianças de zero a doze anos. Os resultados mostraram que a ferramenta mais utilizada no formato remoto foi a Alberta Infant Motor Scale, seguido da General Movement Assessment. Além disso foi verificado que há escassez de estudos comparando a concordância entre avaliações remotas e presenciais, incluindo crianças com alterações neuromotoras. O estudo 2 verificou se a Escala Motora Infantil de Alberta possui concordância quando aplicada via telessaúde e síncrona em lactentes típicos. A amostra foi composta por setenta e sete bebês, de ambos os sexos, com idade entre quatro e 18 meses. Os resultados demonstraram que existe uma forte concordância entre o método de aplicação remoto e presencial da escala, sem diferença entre os métodos. Os achados contribuirão para a prática clínica da telessaúde e poderão ser utilizados para ampliar o acesso aos serviços de saúde da população pediátrica principalmente em situações onde a utilização presencial não é viável.Abstract: Childhood is an essential and fundamental stage for the individual?s development and it?s an important period to the early detection of neuromotor changes. Therefore, the restriction on health services may harm the children?s global development. The Coronavirus pandemic led to a reduction of health access to the pediatric population and an alternative to supply these services was telehealth. So that a telegraph service can be established, adaptations to standardized rating scales are necessary, or the creation of new assessment tools to be used on the remote way. Given these factors, this dissertation aims to present two studies that were developed during the master?s degree. The studies were prepared in scientific paper format. The study 1 is a scoping review that sought to identify the standardized scales of motor development assessment used in telecare for children from zero to twelve years old. The results showed that the most used tool on the remote way was the Alberta Infant Motor Scale, followed by General Movement Assessment. There is scarcity comparing agreement between remote and face-to-face assessments, including children with neuromotor changes. The study 2 verified whether Alberta Infant Motor Scale has agreement when applied remotely and synchronously in typical infants. The sample consisted of seventy-seven infants, of both sexes, aged between four and eighteen months. The results showed that there is a strong agreement between the remote and face-to-face application method of the scale, with no difference between the methods. The findings will contribute to the clinical practice of telehealth and can be used to expand access to health services for the pediatric population, especially in situations where in-person use is not viable.Santos, Adriana Neves dosUniversidade Federal de Santa CatarinaPassamani, Rafaela Silveira2023-10-26T23:14:43Z2023-10-26T23:14:43Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 p.| il., gráfs.application/pdf384355https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251655porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T23:14:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251655Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-10-26T23:14:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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