O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sabatha Catoia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100794
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística
id UFSC_637a6e6c0074a229011ea84300c9f91f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100794
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leituraLinguísticaEnsino fundamentalLeituraEstudo e ensinoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em LinguísticaEste estudo tem como tema leitura/práticas de leitura, entendida/s como coconstrução de sentidos em inter-relações humanas, as quais são instituídas por gêneros discursivos, processo que implica decodificação gráfica para compreensão textual, no encontro entre autor e leitor. O objetivo da pesquisa é descrever analiticamente concepções docentes sobre as práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa em turmas finais do Ensino Fundamental, em escolas situadas no município de Florianópolis, pertencentes à rede estadual de ensino de Santa Catarina, fazendo-o com foco em quatro domínios distintos: domínio ontológico, domínio axiológico, domínio teórico-epistemológico e domínio metodológico. Assim, o estudo pretende responder à seguinte questão de pesquisa: Em se tratando de como professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, situadas no município de Florianópolis/SC, informam trabalhar com a/as leitura/práticas de leitura em sala de aula, é possível depreender fundamentos do ideário histórico-cultural, nos contornos com que esse ideário tem se estabelecido nas discussões teóricas e nos documentos oficiais no Brasil? Para responder a tal questão, analisam-se respostas obtidas por meio de entrevistas realizadas com 47 professores (do total de 52), as quais versam sobre os quatro domínios mencionados. O aporte teórico delineado para tratamento do tema constitui-se de teorizações de Vigotski (2007 [1978]), que focalizam a relação entre intrassubjetividade e intersubjetividade; de estudos que concebem a leitura como um processo cultural, tomada na dimensão intersubjetiva, tais como Gee (2004) e, por implicação, Lahire (2008 [1995]); da teoria de gêneros discursivos de Bakhtin (2010 [1952/53]) e de teorias de letramento, com base sobremodo no pensamento de Street (1984, 1988, 2003), Hamilton, Barton e Ivanic (2000) e outros. Contempla, ainda, em se tratando da dimensão intrassubjetiva da leitura, um cuidadoso recurso a teorias de base distinta do ideário histórico-cultural, a exemplo de estudos cognitivistas, como Dehaene (2012), Rumelhart (1981), Leffa (1996) e estudos da Linguística Textual, como Koch (2003; 2005), na busca de refletir sobre o processamento da leitura. A análise dos dados depreende concepções docentes substancialmente atreladas a vertentes funcionalistas-estruturalistas da década de 1970 e/ou a vertentes cognitivistas da década de 1980, desvelando a prevalência absoluta de ações pedagógicas desencadeadas com base nos livros didáticos, havendo pouca ausculta às práticas de letramento dos alunos. Por outro lado, da análise dos dados emergem ecos do ideário histórico-cultural, sugerindo um movimento em favor de representações de outra ordem. Tal movimento, entretanto, é incipiente, o que tende a gerar representações conceituais ainda enviesadas. Assim, a contribuição deste estudo reside no desvelamento da necessidade de ressignificações acadêmicas na formação inicial e continuada, considerando o compromisso da universidade com a excelência da ação pedagógica na escola pública.FlorianópolisCerutti-Rizzatti, Mary ElizabethUniversidade Federal de Santa CatarinaDias, Sabatha Catoia2013-06-25T22:43:05Z2013-06-25T22:43:05Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis325 p.| tabs.application/pdf309926http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100794porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T22:43:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100794Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T22:43:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura
title O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura
spellingShingle O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura
Dias, Sabatha Catoia
Linguística
Ensino fundamental
Leitura
Estudo e ensino
Pratica de ensino
title_short O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura
title_full O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura
title_fullStr O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura
title_full_unstemmed O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura
title_sort O Ato de ler e a sala de aula: concepções docentes acerca do processo de ensino e de aprendizagem de leittura/práticas de leitura
author Dias, Sabatha Catoia
author_facet Dias, Sabatha Catoia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Sabatha Catoia
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Ensino fundamental
Leitura
Estudo e ensino
Pratica de ensino
topic Linguística
Ensino fundamental
Leitura
Estudo e ensino
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T22:43:05Z
2013-06-25T22:43:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 309926
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100794
identifier_str_mv 309926
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 325 p.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652268263702528