Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldias, Claudio Ernesto Ponce
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215638
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_6385f1cafbe91efa1a8fc74e3cf255f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215638
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800Engenharia mecânicaSimuladores de vôoSistemas tutoriais inteligentesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2019.Na área da aviação civil e militar, a baixa disponibilidade de instrutores qualificados em escolas homologadas, e o problema da imparcialidade no julgamento entre instrutor e aluno faz com que seja atrativa a ideia de desenvolver um sistema de treinamento inteligente, que possa auxiliar ou, parcialmente, substituir o instrutor humano. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de sistema instrutor virtual inteligente para treinamento com simuladores para atender as necessidades de disponibilidade de instrutores humanos e de melhora na imparcialidade de julgamento na avaliação. Para abordar este objetivo foi definido um modelo de sistema de instrutor virtual, operado por agentes virtuais, com raciocínio baseado em conhecimento, desenvolvido para permitir projetar tutores virtuais para treinamento com veículos usando simuladores, podendo ser estendido para treinamento de operação máquinas e processos. O protótipo foi desenvolvido seguindo o modelo de sistema de instrução virtual. A primeira fase do desenvolvimento do protótipo foi a aquisição de conhecimento por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com especialistas envolvidos com a operação do avião. A segunda fase foi a representação de conhecimento em regras e ontologias. As bases de conhecimento representam o modelado qualitativo e quantitativo (dinâmico) do avião e o ambiente (cenário); o conhecimento que envolve a operação do avião (navegação, regulamento aeronáutico, meteorologia, segurança no voo); o conhecimento que envolve o que e como ensinar e avaliar; o conhecimento de gerenciamento do sistema (protocolos de comportamento, comunicação e resolução de conflito dos agentes, modelo emocional, entre outros); e uma representação de modelo de aluno (um registro do perfil de aprendizado e do emocional do aluno). As funcionalidades principais do protótipo são quatro, a primeira é comum entre os sistemas de treinamento existentes, as outras são produto deste trabalho: Treinar (ensinar, assistir e avaliar) um piloto; detectar falhas no avião e agir quando acontecer; simular múltiplas situações para apoiar as decisões dos agentes; e controlar o avião automaticamente quando for necessário. Atualmente, tem-se um protótipo funcional. Os testes de verificação foram feitos em ciclos repetitivos desde o primeiro até a versão atual. Em cada ciclo foram feitas atualizações e evoluções no sistema e nas bases de conhecimento. Outra das principais contribuições deste trabalho é uma estrutura de ontologia que permite aos agentes interpretar a dinâmica da aeronave e detectar falhas.Abstract: On the civil and military aviation area, the low availability of qualified instructors in homologated schools, and the issue of impartiality on the judgment between instructor and student makes attractive the idea of developing an intelligent training system, which can assist or partially substitute the human instructor. This work aims to present a proposal of an intelligent virtual instructor system, to training with simulators, to supply the unavailability of human instructors and the need of improvement in judgment impartiality on the evaluation. To approach this objective, a virtual instructor system model was defined, commanded by virtual agents with its reasoning based on knowledgement, developed to allow the projection of virtual tutors for training with vehicles using simulators, which could be extended for machines and process operation training. The prototype was developed according to the system of virtual instruction. The first part of the prototype development was the knowledgement acquisition by bibliographical research and interviews with specialists involved with the plane operation. The second part was the representation of the knowledge in rules and ontologisms. The knowledge basis represents the qualitative and quantitative model (dynamic) of the plane and the environment (scenery), the knowledgement that involves the plane operation (Navigation, aeronautical regulation, meteorology, flight safety), knowledge that relates what and how to teach and evaluate, the knowledge of the system management (conduct protocols, communication and resolution of the agents conflict, emotional model, etc.), and the representation of the student model (a register of the learning and emotional student profile). It is four the main prototype functionalities: Train (teach, assist and evaluate) the pilot, detect failures on the plane and act when it happens, simulate multiple situations at the same time to support the agent's decisions, and control the plane automatically when necessary (e.g. if the student and the agents cannot handle an emergency, a dynamic model takes on the automatic plane control). Currently there is a functional prototype. The verification tests were performed in repetitive circles since the first prototype (beginning of the project) until the present version, which cycle actualizations and evolutions were made on the system and on the knowledge basis.Martin, Carlos AlbertoSilveira, Ricardo AzambujaUniversidade Federal de Santa CatarinaSaldias, Claudio Ernesto Ponce2020-10-21T21:18:50Z2020-10-21T21:18:50Z2019.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis154 p.| il.application/pdf369243https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215638porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:18:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215638Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:18:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800
title Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800
spellingShingle Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800
Saldias, Claudio Ernesto Ponce
Engenharia mecânica
Simuladores de vôo
Sistemas tutoriais inteligentes
title_short Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800
title_full Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800
title_fullStr Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800
title_full_unstemmed Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800
title_sort Protótipo de sistema de instrução virtual para treinamento de pilotos de aviões Boeing 737-800
author Saldias, Claudio Ernesto Ponce
author_facet Saldias, Claudio Ernesto Ponce
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martin, Carlos Alberto
Silveira, Ricardo Azambuja
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldias, Claudio Ernesto Ponce
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Simuladores de vôo
Sistemas tutoriais inteligentes
topic Engenharia mecânica
Simuladores de vôo
Sistemas tutoriais inteligentes
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2019.
2020-10-21T21:18:50Z
2020-10-21T21:18:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369243
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215638
identifier_str_mv 369243
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651910590234624