Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Gabriel Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244044
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
id UFSC_63e0b0f706212c715f8e33c2e65bec13
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244044
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.TDICTecnologias DigitaisFormação Inicial de ProfessoresTeoria Crítica da TecnologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão cada vez mais inseridas em nossa sociedade, moldando nossa realidade. Por elas e através delas interagimos com o mundo, isso não é diferente no cenário educacional, cada vez mais envolto em TDIC, seja na prática dos professores ou na organização interna da escola. As ideias aqui defendidas partem da Teoria Crítica de Tecnologia proposta por Neil Selwyn e Andrew Feenberg, e também se fundamentam nos princípios da Mídia Educação expostas por Monica Fantin, Bévort e Belloni. A partir disso, este trabalho busca entender, a perspectiva dos estudantes do curso, como acontece a integração das TDIC ao currículo de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para a coleta dos dados utilizados neste trabalho foram realizadas: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), um Questionário, além de ter sido realizada uma Entrevista Coletiva (EC). A pesquisa aponta para o interesse dos estudantes no tema, e indica que estes veem o estudo sobre as TDIC na educação como algo importante, porém, apesar disso, os relatos dos pesquisados deixam claro que o curso é carente de formação docente, no que tange a discussão das tecnologias e sua relação com a educação.Digital information and communication technologies (DICT) are increasingly merged in our society, in a way that our reality is shaped by them, and through them we interact with the world. That isn't different in the educational scenario, increasingly involved in DICT, either in the practices of the teachers or in the organization of the school. The ideas defended here depart from the Critical Theory of Technology proposed by Neil Selwyn and Andrew Feenberg, and are also based on the principles of Media Education exposed by Monica Fantin, Bévort and Belloni. This work intends to understand, from the student’s and the graduation course perspective, how the integration of DICT to the curriculum of Degree in Biological Sciences at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) takes place. For data collection, a Systematic Literature Review (RSL) and a Questionnaire were used, in addition to a Collective Interview (EC). The research points to the students' interest in the subject, and indicates that they see the study of DICT in education as something relevant. Despite this, the participants' reports show us that the course have a lack of teachers training regarding the discussion about technologies and their relation with education.Florianópolis, SC.Cerny, Roseli ZenUniversidade Federal de Santa Catarina.Monteiro, Gabriel Henrique2023-01-26T18:20:56Z2023-01-26T18:20:56Z2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244044Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-01-26T18:20:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244044Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-26T18:20:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
title Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
spellingShingle Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
Monteiro, Gabriel Henrique
TDIC
Tecnologias Digitais
Formação Inicial de Professores
Teoria Crítica da Tecnologia
title_short Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
title_full Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
title_fullStr Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
title_full_unstemmed Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
title_sort Integração crítica das TDIC na formação inicial de professores: a perspectiva dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
author Monteiro, Gabriel Henrique
author_facet Monteiro, Gabriel Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerny, Roseli Zen
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Gabriel Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Tecnologias Digitais
Formação Inicial de Professores
Teoria Crítica da Tecnologia
topic TDIC
Tecnologias Digitais
Formação Inicial de Professores
Teoria Crítica da Tecnologia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
2023-01-26T18:20:56Z
2023-01-26T18:20:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244044
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652074345299968