Avaliação da qualidade de um veículo leve sobre trilhos na Baixada Santista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Diego da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252274
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2023.
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O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) emerge como uma opção promissora quando se fala em modo de transporte seguro e eficiente, tendo sido considerado uma alternativa importante tanto no Brasil como em outras partes do mundo, pois contribui com a diminuição de emissões de gás carbônico, se integra com outros modos de transporte, além de promover conforto e qualidade nos deslocamentos. Porém, para garantir a eficiência continua desse sistema, é importante a realização de pesquisas de satisfação junto aos usuários, que nortearão os gestores e tomadores de decisões no planejamento e na melhoria constante do sistema. Frente a isso, o presente trabalho realiza um diagnóstico sobre a qualidade de um VLT na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), sendo a primeira pesquisa de satisfação com os usuários após a sua implantação, e considera a opinião direta dos usuários em relação aos serviços oferecidos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada que busca gerar conhecimentos relevantes sobre a situação atual do VLT. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários direcionados aos usuários do sistema. Determinaram-se as principais variáveis indicadas como importantes para se analisar a eficiência de um sistema de transporte em termos de conforto, segurança e mobilidade. Após a aplicação do questionário, realizou-se um diagnóstico identificando e relacionando os itens avaliados pelos usuários. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de aprimoramento e melhoramento na prestação dos serviços do VLT Santista, em termos de acessibilidade, frequência, segurança e transferência. Por fim, este trabalho tem como intuito fornecer subsídios importantes para o aprimoramento contínuo do VLT da Baixada Santista, bem como propor um método de avaliação que poderá ser aplicado junto aos usuários em outros sistemas de VLT. Espera-se que os resultados apresentados auxiliem planejadores e tomadores de decisões na compreensão da importância de pesquisas de satisfação, visando à implementação de melhorias e à oferta de um serviço de transporte público eficiente e alinhado às demandas da população.Abstract: Urban mobility has become a fundamental issue for society, and the prevalence of the road transportation system has generated a series of challenges, including congestion, accidents, and both noise and atmospheric pollution. In this context, planners and decision-makers must consider the implementation of efficient, sustainable, and high-quality transportation systems to reduce or mitigate these impacts. The Light Rail Transit (LRT) emerges as a promising option when it comes to safe and efficient transportation modes. It has been considered an important alternative not only in Brazil but also in other parts of the world, as it contributes to the reduction of carbon emissions, integrates with other modes of transportation, and promotes comfort and quality in commuting. However, to ensure the continuous efficiency of this system, carrying out user satisfaction surveys is essential. These surveys will guide managers and decisionmakers in planning and continuously improving the system. In light of this, the present study conducts a diagnostic assessment of the quality of an LRT system in the Metropolitan Region of Baixada Santista (MRBS). It represents the first user satisfaction survey conducted after its implementation, considering direct user opinions regarding the services offered. To achieve this, an applied research approach was employed, aiming to generate relevant insights into the current state of the LRT. Data collection involved the administration of questionnaires to system users, focusing on key variables deemed important for analyzing transportation system efficiency in terms of comfort, safety, and mobility. Following the questionnaire administration, a diagnostic assessment was carried out to identify and relate the items evaluated by users. The research results highlight the need for improvements in various aspects of the Santista LRT system, particularly in terms of accessibility, frequency, safety, and transfer. Ultimately, this work aims to provide valuable insights for the continuous improvement of the Baixada Santista LRT system while proposing an evaluation method that can be applied to users of other LRT systems. It is expected that the presented results will assist planners and decision-makers in understanding the importance of user satisfaction surveys, with a focus on implementing improvements and delivering an efficient public transportation service that aligns with the demands of the population.Noronha, Marcos Aurélio MarquesUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Diego da Silva2023-11-27T23:31:57Z2023-11-27T23:31:57Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 p.| il., tabs.application/pdf385049https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252274porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T23:31:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252274Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-27T23:31:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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