Comunicação entre a enfermagem e clientes em um centro de terapia intensiva com base na teoria humanística de Paterson e Zderad
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89375 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaOrdahi, Lisnéia Fabiani BockPadilha, Maria Itayra Coelho de SouzaSouza, Lucia Nazareth Amante de2012-10-22T20:08:22Z2012-10-22T20:08:22Z20062006235986http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89375Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Trata-se de uma pesquisa convergente-assistencial que tem como objetivos identificar nos discursos e na prática da enfermagem o diálogo entre esta e o cliente impossibilitado de comunicação verbal à luz da teoria humanística de Paterson e Zderad; e analisar o processo comunicacional que ocorre entre a equipe de enfermagem e o cliente impossibilitado de comunicação verbal. A coleta de dados ocorreu no período de abril a julho de 2005, com nove técnicos de enfermagem do turno Noite B do Centro de Terapia Intensiva de um hospital privado de Porto Alegre/RS. Utilizamos a observação não participante e de três oficinas, chamadas de Oficinas Existenciais. As informações coletadas foram agrupadas de acordo com os temas discutidos nas oficinas e observação não participante, sendo compilados em quatro categorias de forma a contemplar os objetivos propostos, sendo assim: o conhecer a si e aos outros; a comunicação entre a enfermagem e cliente, família e outros profissionais da saúde; a experiência do não cuidado e analisando o processo comunicacional entre a enfermagem e o cliente. As reflexões possibilitaram reconhecer que a relação dialógica ainda permanece um tanto prejudicada pela #robotização das pessoas que cuidam#, que deixam de perceber e conhecer a si e ao cliente nas suas condições de ser humano. As vivências desveladas por cada participante apontam para a necessidade de integração entre os profissionais da saúde nas questões terapêuticas e ao entendimento no processo comunicacional com o cliente, através do estar com, do ser mais, da transferência do amor e da compaixão. Além disso, o discurso do ideal necessita ser o mesmo da ação real para que o cuidado seja humanizado.[132] f.| il.porFlorianópolis, SCEnfermagemEnfermagem de tratamento intensivoEnfermeiros e pacientesComunicação em enfermagemComunicação entre a enfermagem e clientes em um centro de terapia intensiva com base na teoria humanística de Paterson e Zderadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL235986.pdfapplication/pdf1052932https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89375/1/235986.pdf684a9960f61bf5d3d592c6dd66631dcaMD51TEXT235986.pdf.txt235986.pdf.txtExtracted Texttext/plain291765https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89375/2/235986.pdf.txt48a1a7c728c5f2f17a5bc07e75c3e1a2MD52THUMBNAIL235986.pdf.jpg235986.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89375/3/235986.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/893752013-05-04 22:18:38.119oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89375Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:18:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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