Cadeia produtiva da moda: um modelo conceitual da análise da competitividade no elo confecção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88623 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaRech, Sandra ReginaCosta, Jane Iara Pereira da2012-10-22T11:32:51Z2012-10-22T11:32:51Z20062006235597http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88623Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese objetivou a elaboração de um modelo conceitual de análise da competitividade para moda no elo confecção de sua cadeia produtiva, com enfoque nas micro e pequenas empresas do município de Florianópolis - Santa Catarina. Através da identificação dos fatores internos de competitividade e dos elementos de moda que interferem na etapa mais a jusante da cadeia produtiva, pretendeu-se avaliar a aderência de abordagem entre a práxis empresarial e o conhecimento disseminado pela academia, bem como apontar os itens relevantes para a proposição de um paradigma conceitual de análise competitiva. O termo cadeia produtiva da moda expressa o sistema têxtil e de confecção que se configura como uma filière, governada pelo comprador e caracterizada por elevado grau de complementaridade, da qual depende boa parte do sucesso que o produto obtém no mercado. Engloba diversos setores produtivos, desde as atividades manufatureiras de base até os serviços avançados de distribuição; e, apresenta certas especificidades: heterogeneidade estrutural e tecnológica; segmentação produtiva; relações de subcontratação; bifurcação entre as atividades produtivas (materiais) e as funções corporativas (imateriais). Atualmente, atravessa um período de profundas mudanças face ao processo de globalização e a abertura de novos mercados. Os componentes mais sensíveis destas transformações são o deslocamento da produção devido aos custos operacionais; a exasperação da concorrência; a redução do ciclo de vida dos produtos de moda; o incremento veloz das tecnologias e modificações complexas na estrutura dos mercados. O exame desta nova conjuntura mundial é essencial para a formatação de ações pró-competitividade que se alicerçam, basicamente, no emprego de um grupo de elementos dinâmicos que assegurem a obtenção de vantagens comparativas sólidas frente às novas exigências mercadológicas. O presente trabalho caracterizou-se como uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, do ponto de vista da abordagem, e exploratório descritivo, do ponto de vista de seus objetivos.282 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoCadeias de abastecimentoModaCompetitividadeRoupas -ConfeccaoCadeia produtiva da moda: um modelo conceitual da análise da competitividade no elo confecçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL235597.pdfapplication/pdf6393629https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88623/1/235597.pdf9d2982dcfe595a9b2ca028a73f1ad17eMD51TEXT235597.pdf.txt235597.pdf.txtExtracted Texttext/plain538771https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88623/2/235597.pdf.txt1849a4e35327391da3d19ee4fcaeee0bMD52THUMBNAIL235597.pdf.jpg235597.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1341https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88623/3/235597.pdf.jpg1fe0c07b0c67c3db5fd8f3c673de2b84MD53123456789/886232013-05-05 05:09:19.078oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88623Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T08:09:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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