A formação dos guias de turismo do câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina: uma análise com enfoque educacional ciência-tecnologia-sociedade (CTS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Johann, Morgana Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193498
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
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spelling A formação dos guias de turismo do câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina: uma análise com enfoque educacional ciência-tecnologia-sociedade (CTS)Educação científica e tecnológicaGuias de turismoFormação profissionalCiência e tecnologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender o processo de formação dos guias de turismo do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina, analisando os sentidos dominantes da formação com base em documentos e prática docente. Para o alcance desse objetivo, foi necessário conhecer e problematizar os documentos que orientam a formação e investigar de que modo ela é realizada pelos professores, tendo como referência as compreensões de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O projeto pedagógico do Curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo Regional Santa Catarina e as entrevistas realizadas com professores de História, Geografia, Educação Ambiental e Técnica Profissional do curso permitiram analisar os sentidos da formação, tendo como referencial teórico-metodológico a análise de discurso de origem francesa, que objetiva compreender como o discurso produz sentidos, entendendo que estes não são só palavras, mas têm relação com a exterioridade, estão inseridos nos contextos de sua produção e não dependem apenas das intenções do sujeito. Também se apoiou nos estudos de colonialidade, que afirmam que o domínio territorial e político dos países eurocentrados sobre os do Sul e ampliou para uma dominação epistemológica e cultural, muito mais duradoura e intensa que o colonialismo, mas sem perder de vista que sempre há resistência do lado oposto àquele que tem o poder de decidir. Os estudos na área do turismo relacionados com seu potencial educativo pelo ensino formal, para além de concebê-lo como uma atividade econômica, demonstram que é também uma prática social em que se pode estabelecer relação dialogal e horizontal entre visitantes e visitados. Como resultados, identificou-se no projeto pedagógico do curso silenciamento relativo ao papel de educador exercido pelo guia de turismo, sua despersonificação ao se referir a ele como serviços e não tratá-lo como sujeito pertencente à classe trabalhadora. Entretanto, isso não se materializa na prática docente, pois o efeito na formação tem sido o oposto: os guias têm se organizado enquanto categoria, quando conscientes da sua condição de trabalhadores em busca de manter e ampliar seus direitos. O discurso do turismo no projeto do curso é atravessado pelo interdiscurso de representantes do governo, grandes empresários, instituições privadas, mas não das comunidades. Há referências de instituições brasileiras e internacionais, todavia, a forma e o conteúdo do discurso relativo aos dados estatísticos do eixo econômico, aliados e pautados em referências internacionais, têm maior ênfase para justificar a oferta do curso e dar mais credibilidade ao texto do que as brasileiras. Em relação à prática docente, conclui-se que os objetivos propostos no projeto do curso têm sido cumpridos, mesmo que não em sua totalidade. O projeto pedagógico do curso e os professores não fizeram menção explícita à educação CTS, o que não impede que ela seja inserida na formação de todos os estudantes do Câmpus Florianópolis-Continente, com vistas a equilibrar as dimensões tecnocientífica e humanista, valorizar todas as formas de conhecimento, considerando a diversidade epistemológica presente no mundo e o caráter situado e parcial de todo conhecimento. Entretanto, a análise de discurso nos permitiu identificar sentidos relativos à ciência e à tecnologia como processos sociais, bem como suas relações na formação do guia de turismo, mesmo não expressamente ditos, pois a linguagem é incompleta, e os sentidos extrapolam as palavras, significando também pelo silêncio.Abstract : The overall objective of this research was to gain further insights on the education of tour guides on the Florianópolis-Continente Campus of Instituto Federal de Santa Catarina, through an analysis of the dominant meanings present in the course, asobserved in documents and teaching practices. To achieve this goal, the researchers had to carefully read and make an in-depth analysis of the documents that serve as guidelines for the course and investigate how the classes are taught by teachers, taking as a reference the concepts of the Science-Technology-Society (STS) approach. The pedagogical project of the Technical Course in Regional Tour Guide of Santa Catarina and the interviews conducted with the teachers of History, Geography, Environmental Education and Professional Techniques of the program, enabled the analysis of the meanings present in the course. The theoretical-methodological framework was French discourse analysis, whose aim is to explain how discourse produces meanings, which refer not only to words, but also to exteriority, and they lie within the contexts of their production and do not depend on the intentions of subjects. This research was also based on studies about coloniality, which claim that theterritorial and political domain of eurocentric countries over those in the southern hemisphere has expanded to an epistemological and cultural domination, which is much longer-lasting and more intense than colonialism. However, one cannot but consider that the opposite side can always resist those which have decision power. Studies on tourism which address their educational potential through formal education consider it not only as an economic activity, but also as a social practice in which one can establish a dialogical and horizontal relationship between visitors and the visited. As a result, the analysis of the pedagogical project of the course showed that it does not acknowledge the role of educator played by tour guides, does not consider them as humans when it refers to them as "services" and does not treat them as subjects belonging to the working class. However, this is not materialized in the teaching practices, because the effect in education has been the opposite: tour guides have been organized as a category when they are aware of their condition as workers seeking to preserve and extend their rights. The discourse of tourism in the pedagogical project of the course is pervaded by the interdiscourse of government officials, major entrepreneurs, private institutions, but not that of communities. There are references to Brazilian and international institutions; however, the form and content of the discourse relative to the statistical data of the economic axis, when combined and based on international references, can better justify the offer of the course and give more credibility to the text than the Brazilian references. It can be concluded that the goals of the teaching practice, proposed in the course project, have been achieved,even if not entirely. The pedagogical project of the course and the teachers did not explicitly mention STS-based education, which does not mean that it cannot be included in the education of all students of the Florianópolis-Continente Campus. The aim of such inclusion is to balance the technical-scientific and humanist dimensions as well as appreciate the importance of all forms of knowledge, while taking into account the epistemological diversity present in the world and the situated and partial nature of every type of knowledge. However, the analysis of discourse enabled the identification of meanings relative to science and technology as social processes, as well as their relations in the education of tour guides, even if not clearly stated, because language is incomplete, and meanings go beyond words and convey meaning also through silence.Linsingen, Irlan vonGiraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaJohann, Morgana Dias2019-02-23T04:01:50Z2019-02-23T04:01:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis244 p.| il., gráfs.application/pdf355943https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193498porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-23T04:01:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193498Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-23T04:01:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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