Recém-nascido submetido ao cateter central de inserção periférica (CCIP): a experiência da família e as contribuições da enfermeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94296 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2010 |
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Recém-nascido submetido ao cateter central de inserção periférica (CCIP): a experiência da família e as contribuições da enfermeiraEnfermagemEnfermagem NeonatalRecém-nascidosTerapia intravenosaCateterismo intravenosoCateteresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2010Trata-se de Pesquisa Convergente-Assistencial desenvolvida no cenário neonatal, em uma maternidade pública no sul do Brasil. Teve como objetivos compreender a experiência da família dos recém-nascidos submetidos ao Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP) e identificar a maneira como a enfermeira auxilia a família, contribuindo para o bem-estar e o estar melhor, durante o processo de implantação do CCIP. O referencial que sustentou o estudo foi a Teoria Humanística de Paterson e Zderad. Os participantes foram cinco famílias de recémnascidos submetidos ao CCIP. A coleta de dados foi realizada de fevereiro a junho de 2009, através do diálogo vivido com as famílias e seus recém-nascidos, durante a operacionalização da Enfermagem Fenomenológica, que englobou as etapas pré, trans e pós-inserção do cateter. As informações obtidas foram analisadas através de sínteses e comparações. Desta análise emergiram três unidades de significado relacionadas com o primeiro objetivo, quais sejam: 1) É preciso (sobre)viver para ser mais e estar-melhor: o ser família diante da necessidade de instalação do CCIP; 2) É preciso estar por perto, seja do jeito que for; e 3) Participar dos cuidados contribui para atribuir significado à experiência, e três unidades de significado relacionadas ao segundo objetivo, ou seja: 1) A enfermeira na pré-inserção do CCIP; 2) A enfermeira na trans-inserção do CCIP; 3) A enfermeira na pósinserção do CCIP. A experiência da família envolve um gradiente que inicia com sentimentos de perplexidade e tristeza diante da necessidade de submissão do recém-nascido a um procedimento que é considerado invasivo e de alta complexidade. Após, a família experimenta sentimentos que revelam conformidade com a situação e utilizam-se da espiritualidade como instrumento de superação dos medos e angústias. Quando se aproxima o momento da primeira inserção, reagem com surpresa e inquietude diante do convite para participação direta no procedimento. No momento da trans-inserção, decidem que é preciso estar por perto do recém-nascido, seja do jeito que for, pois entendem a própria presença como um ato de cuidado. Durante a manutenção do cateter, interessam-se pelos cuidados e, progressivamente, acabam incorporando sentimentos de segurança e controle, apesar das complicações a que a criança está sujeita. A possibilidade de escolher as formas de participação no cuidado ao recém-nascido faz com que a família se sinta fortalecida para ultrapassar o período difícil e encontrar significados positivos na experiência. A enfermeira neonatal auxilia a família a ser-mais e estar-melhor durante todo o processo, desenvolvendo o diálogo vivido como uma poderosa ferramenta que a habilita a perceber a família por inteiro, a estar-com-a-família-semmáscaras, a mostrar-se disponível e interessada nos movimentos de chamar/responder, a aprender a singularizar cuidados, bem como a envolver a família no cuidado, desde a pré-inserção, até a etapa de pósinserção do cateter. Conclui-se que tanto a família quanto a enfermeira saem fortalecidas do processo, fazendo com que a experiência de ambos seja potencializada em direção ao estar melhor. Além de concretizar o direito das famílias e viabilizar, na prática, a inclusão social, a Enfermagem Fenomenológica ajuda famílias e enfermeira a encontrarem significados na experiência.This is Convergent-Care Research developed in the neonatal unit of a public maternity hospital in the south of Brazil. The objective is to understand the experience of the families of the newborns that undergo Peripherally Inserted Central Catheter (PICC) placement and indentify the nurse#s role in assisting the family, contributing to their well-being and improving their well-being during the process of PICC placement. The framework that supported the study was the Humanistic Theory of Paterson and Zderad. The participants were five families of newborns subject to PICC placement. Data was collected from February 2009 until June 2009, through live dialogue with the families and their newborns during Phenomenological Nursing operationalization, which included the pre, during and post-insertion stages of catheter placement. The information obtained was analysed in synthesis and comparations from the data. Of this analysis three important factors emerged in relation to the first objective, which are: 1) It is necessary to (survive) live to be more and be better: the family #being# facing the necessity of PICC placement; 2) It is necessary to be close by, in whatever way; and 3) Participating in care helps to give meaning to the experience. And three important factors related to the second objective, that is: 1) The nurse in the pre-placement of the PICC; 2) The nurse in the trans-placement of the PICC; 3) The nurse post-placement of the PICC. The family#s experience involves a gradient, which starts with feelings of confusion and sadness when faced with the fact that the newborn needs to undergo a procedure considered to be highly-complex and invasive. Later, the family experiences feelings of acceptance of the situation and uses spirituality as a means of overcoming their fears and anguish. When the moment of the initial placements draws near, they react with surprise and concern to the invitation to directly participate in the procedure. And at the trans-insertion moment, they decide that it is necessary to be close to the newborn, in whatever way possible, since they understand that their simple presence is a form of care. During maintenance of the catheter, they become interested in the care needs and progressively begin to incorporate feelings of security and control, in spite of the complications that the child may be subject to. The possibility of choosing their form of participation in the care of the newborn makes the family feel strong enough to get through this difficult period and find positive meaning in the experience. The neonatal nurse helps the family to be more and be better during the whole process, developing live dialogue as a powerful tool to enable perception of the family as a whole, to be with the family without masks, to show availability and interest when called/answering, to learn to individualize care, as well as to involve the family in the care from the pre-insertion to the postinsertion stage. In conclusion, not only the family, but also the nurse comes out of the process stronger, making the experience of both driven towards a better state of well-being. In addition to concreting the rights of the family and enabling, in practice, social inclusion, Phenomenological Nursing helps families and nurses to find meaning in the experience.Monticelli, MarisaUniversidade Federal de Santa CatarinaRovaris, Márcia Juliane Patrícia Hertel2012-10-25T08:25:54Z2012-10-25T08:25:54Z2012-10-25T08:25:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf281254http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94296porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T14:30:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94296Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T14:30:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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