O novo ministério da verdade: o discurso de Veja sobre o campo do ensino superior e a consolidação da empresa no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103491 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013 |
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O novo ministério da verdade: o discurso de Veja sobre o campo do ensino superior e a consolidação da empresa no BrasilAdministraçãoRevista VejaEnsino superiorAnalise do discursoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013Compreendida a partir da associação de cinco maneiras de agir e de pensar próprias da sociedade moderna (o individualismo e a invenção da realidade econômica, a escassez, a propriedade privada, a racionalidade e a burocracia, e o desenvolvimento e a ideologia do progresso), as quais se impõem sobre os indivíduos, estabelecem determinados comportamentos e, consequentemente, tornam-na necessária ou mesmo natural, o ponto de partida dessa tese assentou-se no entendimento da empresa como a instituição central de nosso mundo (ABRAHAM, 2006). Intimamente relacionada ao estabelecimento de certo regime do discurso (FOUCAULT, 2008), essa constatação implica no reconhecimento de que os discursos emanados por outras instituições, mesmo tratando temas aparentemente distantes da esfera econômica, possuem um importante papel nesse processo. Desse modo, considerando o campo da Educação Superior como um espaço crucial à formação dos indivíduos e da sociedade e, por isso mesmo, uma arena repleta de interesses e disputas, a metodologia da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1995, 2001) foi utilizada para compreender como o discurso produzido e disseminado pela mídia (representado aqui pela Revista VEJA) sobre o campo em questão contribui para construir e sustentar a empresa como instituição no Brasil. Organizada em quatro períodos (de 1968 a 1975, de 1975 a 1990, de 1990 a 2002 e de 2002 a 2010), a narrativa desenvolvida com esse intuito foi fruto da análise e do entrelaçamento entre as principais transformações e características de VEJA, as reportagens de capa selecionadas (31 ao total), o contexto no qual elas foram publicadas e a teoria. Além de revelar o esforço da revista para construir, seja através do recorrente uso de pressuposições, afirmações e demandas e/ou de uma cuidadosa articulação de vozes e fatos ratificadores de sua posição, um padrão textual cujo objetivo consiste em explicar sem, contudo, abrir espaço para diferenças. Tal orientação também permitiu identificar que o referido padrão, por assentar-se no ideário liberal, segue determinadas maneiras de agir e de pensar que sustentam a empresa (a escassez, a ideologia do progresso e a centralidade da esfera econômica) como uma espécie de base comum utilizada por VEJA para abordar todos os assuntos presentes no corpus. Todavia, ao impactar nas representações da empresa e na exaltação de uma ou outra maneira de agir e de pensar, uma das principais implicações dessa orientação economicista e instrumental assenta-se na maneira como o Ensino Superior foi retratado em suas páginas. Diretamente relacionada às mudanças no papel do Estado, VEJA, ao longo do período analisado, claramente modificou sua compreensão sobre a função daquele nível de ensino e, por consequência, cindiu o agendamento das questões do campo em dois momentos distintos: antes e depois de 1990. Marcado pela centralidade do Estado no ordenamento social, por uma aproximação do semanário ao projeto político da ditadura e por sua respectiva compreensão da empresa como um modelo de eficiência a ser seguido pela universidade, no primeiro momento, a educação superior era tratada como um meio ao desenvolvimento econômico do país. Com o fim do regime militar e a emergência do discurso do Estado (neo)liberal Schumpeteriano, paralelo à sua compreensão como um meio ao desenvolvimento, no segundo momento, o ensino superior passou a ser tratado também como um instrumento de satisfação das necessidades individuais. Diante desse cenário, é cada vez mais comum em seus textos a presença de guias destinados a estabelecer o perfil de trabalhador esperado por aquela que, conforme a revista, tornou-se a instituição central no processo de desenvolvimento econômico do Brasil: a empresa.<br>Abstract : Comprehended from the association of five different ways of acting and thinking, typical of the modern era ( the individualism and the invention of economic reality, the scarcity, private society, rationality and bureaucracy, and development and the ideology of progress) which are imposed on the individuals, establish specific behaviors and, consequently, make the enterprise necessary or even natural, the starting point of this thesis was based on understanding the enterprise as the central institution of our world (ABRAHAM, 2006). Closely connected to the establishment of certain rules of discourse (FOUCAULT, 2008), this observation implies the recognition that the discourses issued by other institutions, even dealing with apparently distant issues from the economic sphere, have an important role in this process. Thus, considering the higher education field as a crucial area to the formation of individuals and society and, therefore, a full of interests and disputes arena. The methodology of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1995, 2001) was used to understand how the discourse produced and disseminated by the media (represented here by VEJA magazine) about the field concerned contributes to build and support the enterprise as an institution in Brazil. Organized in four periods (from 1968 to 1975, from 1975 to 1990, from 1990 to 2002 e from 2002 to 2010), the narrative developed with this purpose was the product of the analysis and of the connection between the main changes and characteristics of VEJA, the cover stories selected (31 in total), the context in which they were published and the theory. Besides revealing the magazine#s effort to build, either through the recurrent use of presuppositions, claims and demands and/or of a careful articulation of voices and ratifying facts of its position, a textual pattern aiming to explain with, however, no spaces for differences. Such orientation also enabled us to identify that the said pattern, by being based on the liberal ideals, follows certain ways of acting and thinking that support the enterprise (scarcity, the ideology of progress and the centrality of the economic sphere) as a sort of common base used by VEJA to approach all the issues present in the corpus. However, by impacting on the representations of the enterprise and on the exaltation of one or another way of acting and thinking, one of the main implications of this economistic and instrumental orientation is based on the way how higher education was featured on its pages. Directly related to the changes in the role of the estate, VEJA, over the analyzed period, clearly changed its comprehension about the role of that level of education and, consequently, divided the questions of the field scheduling into two different moments: before and after 1990. Marked by the centrality of the estate in the social ordering by the approximation of the magazine to the dictatorship political project and by its respective understanding of the enterprise as a model of efficiency to be followed by the university, at the first moment, higher education was treated as a means to the economic development of the country. With the end of military rule and the emergency of the Schumpeteriano (neo) liberal Estate, parallel to its understanding as a means to development, at the second moment, higher education began to be treated also as a satisfaction instrument of individual needs. Considering this scenario, the presence of guides to establish the worker profile expected by the one that, according to the magazine, has become the central institution in the process of economic development of Brazil, the enterprise, is getting more and more common in their writings.Silva, Rosimeri de Fátima Carvalho daVieira, Marcelo Milano FalcãoUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Marcio Silva2013-07-16T21:01:39Z2013-07-16T21:01:39Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis410 p.| il., tabs.application/pdf317290http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103491porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T21:01:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103491Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T21:01:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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