Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90376 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_64c7cd6dff9b9b3cf1ce9c4ac1da8624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90376 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do MaranhãoEngenharia de produçãoEducaçãoCidadaniaAutonomiaProjetos educacionaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objeto de análise deste estudo é o Projeto "Viva Educação" - desenvolvido sob a forma de Telensino - adotado como uma estratégia de política educacional, com vista a corrigir, num período mínimo de um ano e meio, o fluxo de atendimento a jovens e adultos, em todo o Estado do Maranhão. Teve como objetivo, principal, examinar o processo de implantação e implementação do referido projeto e a sua contribuição na promoção da cidadania de jovens e adultos, pela educação, que não tiveram acesso ou que estavam atrasados em sua escolaridade. O estudo foi realizado em cinco escolas públicas, sendo quatro situadas Ilha de São Luís e uma na cidade de Alcântara. Buscou respostas para a questão norteadora da pesquisa que visava saber se o Projeto "Viva Educação" configurou-se como instrumento político-pedagógico formador de sujeitos autônomos e protagonistas de emancipação. Neste sentido, para situar o olhar sobre a realidade concreta onde o projeto estava sendo implementado, foi desenvolvida uma metodologia de abordagem qualitativa, sendo utilizada para a coleta de dados advinda do trabalho de campo, instrumentos tais como: observação, entrevista e questionário, além da técnica de análise documental. O diálogo estabelecido entre a teoria revisitada e a realidade investigada permite expressar as seguintes conclusões: a) insuficiência na infra-estrutura das teles salas; b) problemas legais relacionados com a matrícula de jovens de 15 a 17 anos no sistema; c) evidência de uma política de substituição do ensino médio regular por ensino supletivo e de professores especializados por Orientadores (as) de Aprendizagem (O.A.) ditos polivalentes; d) problemas nas relações comunicacionais nas telessalas; e) problemas de indisciplina gerada por não compreensão das dinâmicas desenvolvidas; f) prática dissonante dos (as) O.A. com o texto oficial que legalizou o funcionamento do Telensino, quando estes(as) confundem suas responsabilidades com aquelas que caracterizam as funções de professores(as) de sala de aula convencional; g) problemas decorrentes da centralização do controle dos tempos e dos conteúdos. Em decorrência dessas fragilidades pedagógicas e da lógica inerente à proposta, pode-se apontar que o Projeto "Viva Educação" não se configurou como um instrumento político-pedagógico capaz de formar cidadãos autônomos e emancipados. Contribuiu muito mais para a deterioração da imagem da escola pública no que concerne à sua qualidade.Florianópolis, SCBelloni, Maria LuizaUniversidade Federal de Santa CatarinaLuz Junior, Agripino Alves2012-10-23T09:18:44Z2012-10-23T09:18:44Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis191 f.| il., grafs.application/pdf241064http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90376porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T18:12:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90376Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T18:12:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão |
title |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão |
spellingShingle |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão Luz Junior, Agripino Alves Engenharia de produção Educação Cidadania Autonomia Projetos educacionais |
title_short |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão |
title_full |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão |
title_fullStr |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão |
title_full_unstemmed |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão |
title_sort |
Projeto "Viva Educação": entre a promessa de autonomia e emancipação e a realidade das classes do Telensino de escolas públicas estaduais do Maranhão |
author |
Luz Junior, Agripino Alves |
author_facet |
Luz Junior, Agripino Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Belloni, Maria Luiza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz Junior, Agripino Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Educação Cidadania Autonomia Projetos educacionais |
topic |
Engenharia de produção Educação Cidadania Autonomia Projetos educacionais |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2012-10-23T09:18:44Z 2012-10-23T09:18:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
241064 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90376 |
identifier_str_mv |
241064 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
191 f.| il., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652312474812416 |