Modelo de gestão da informação para negócios sociais: estudo em Florianópolis, Capital Lixo Zero
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227122 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Patricia SiqueiraCândido, Ana Clara2021-08-23T14:07:46Z2021-08-23T14:07:46Z2021371733https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227122Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021.Este trabalho apresenta uma proposta de adaptação de modelo de gestão da informação para negócios sociais. Dispõe-se a oferecer uma solução para gestão dos ativos informacionais destas empresas que se caracterizam como micro, pequenas e médias empresas. A revisão sistemática da literatura buscou por estudos que relacionam modelos de gestão da informação e negócios sociais, pequenas e médias empresas. Os modelos de gestão da informação de Davenport (1998), Choo (2003) e Beal (2004) foram adotados como referência para a discussão, oferecendo subsídio para a proposta feita. O método utilizado para a condução da pesquisa foi a Design Science Research, que contou com etapas de diagnóstico, proposição de adaptação do modelo, validação e comunicação dos resultados. A coleta de dados foi realizada com três negócios sociais que atuam na área de resíduos sólidos urbanos em Florianópolis, nomeada Capital Lixo Zero devido ao decreto instituído em 2018 pela Prefeitura relativo ao Programa Florianópolis Capital Lixo Zero. A discussão dos resultados apresenta as visões dos negócios entrevistados em fase de diagnóstico sobre a importância da informação no contexto organizacional, sobre como a informação é identificada, adquirida, organizada, armazenada, distribuída, utilizada e descartada em suas empresas. Após a etapa de validação da proposta, os entrevistados apontam caminhos para a criação de ações práticas para cada uma destas etapas do ciclo de gestão da informação. A comunicação dos resultados oferece um documento específico criado para apresentação do modelo de gestão da informação para negócios sociais.Abstract: Presents a proposal of adaptation of an information management model for social businesses. It is intended to provide a solution for the management of the information assets of these companies that are characterized as micro, small and medium-sized companies. The systematic review of the literature searched for studies that relate models of information management and social businesses, small and medium-sized companies. The information management models of Davenport (1998), Choo (2003) and Beal (2004) were adopted as a reference for the discussion, offering support for the proposal made. The method used to conduct the research was the Design Science Research, which included stages of diagnosis, proposal of the model adaptation, validation and communication of results. The data collection was carried out with three social businesses that operate in the area of solid urban waste in Florianópolis, named Capital Lixo Zero due to the decree instituted in 2018 by the City Hall regarding the Florianópolis Capital Lixo Zero Program. The discussion of the results presents the visions of the businesses interviewed in the diagnosis phase about the importance of information in the organizational context, about how information is identified, acquired, organized, stored, distributed, used and discarded in their companies. After the stage of validation of the proposal, the interviewees point out ways to create practical actions for each of these stages of the information management cycle. The communication of the results offers a specific document created for the presentation of the information management model for social businesses.165 p.| il., gráfs., tabs.porCiência da informaçãoGestão da informaçãoNegóciosResíduos urbanosModelo de gestão da informação para negócios sociais: estudo em Florianópolis, Capital Lixo Zeroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCIN0252-D.pdfPCIN0252-D.pdfapplication/pdf2975555https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227122/1/PCIN0252-D.pdf939f1e61543fa8e877d2389c76fb6314MD51123456789/2271222021-08-23 11:07:46.25oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227122Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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