Desenvolvimento de um simulador para treinamento de sutura em um curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardini, Victor Hugo Ronsoni
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218954
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.
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spelling Desenvolvimento de um simulador para treinamento de sutura em um curso de medicinaEducação médicaSuturasTreinamento simuladoCirurgia geralMedical educationSuturesSimulation trainingGeneral surgeryTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.Introdução: O ensino baseado em simulação emergiu como importante ferramenta na educação médica, embora com custos elevados para a maioria dos simuladores disponíveis. Logo, tem crescido a busca pelo desenvolvimento de novos simuladores para o treinamento de habilidades cirúrgicas que aprimorem a qualidade do ensino e sejam financeiramente acessíveis, especialmente após a tendência de redução do uso de animais como modelos de ensino. Objetivos: Desenvolver e avaliar um método substitutivo para o treinamento de sutura no Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (TOCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Método: O simulador foi confeccionado à base de material composto por mistura de silicone e amido de milho para representar a pele humana. Foram avaliadas 10 características essenciais aos simuladores cirúrgicos descritas na literatura: versatilidade, potencial de rompimento, durabilidade, fidelidade, elasticidade, reprodutibilidade, disponibilidade, facilidade de armazenamento, portabilidade e baixo custo. Tais aspectos foram analisados através da aplicação de técnicas de sutura, escolhidas com base no plano de ensino da disciplina de TOCE do curso de Medicina da UFSC e em dados da literatura sobre o ensino de habilidades cirúrgicas na graduação médica. Resultados: As características consideradas adequadas foram: versatilidade, potencial de rompimento, durabilidade, elasticidade, reprodutibilidade, disponibilidade, facilidade de armazenamento, portabilidade e baixo custo. A fidelidade foi a única característica inadequada. Conclusões: Com base nos aspectos contemplados pelo simulador, conclui-se que o modelo é viável para o objetivo proposto, apresentando qualidades que corroboram o seu uso no cotidiano de ensino de técnicas de sutura para estudantes de medicina.Introduction: Simulation-based learning has emerged as an important tool in medical education, although at high costs for most teaching models available. Thus, the search for the development of new simulators for the training of surgical skills that improve the quality of teaching and are affordable is growing, especially after the trend of reducing the use of animals as teaching models. Objectives: Develop and evaluate a substitute method for suture training at the Laboratory of Operative Technique and Experimental Surgery at the Federal University of Santa Catarina. Method: The simulator was made using a material composed of a mixture of silicone and corn starch to represent human skin. Ten characteristics essential to surgical simulators described in the literature were evaluated: versatility, tearing potential, durability, fidelity, elasticity, reproducibility, availability, ease of storage, portability and low cost. Such aspects were analyzed through the application of suture techniques, chosen based on the teaching plan of the discipline of Operative Technique and Experimental Surgery of the Federal University of Santa Catarina Medical school and on data from the literature about teaching of surgical skills in medical graduation. Results: The characteristics considered adequate were: versatility, tearing potential, durability, elasticity, reproducibility, availability, ease of storage, portability and low cost. Fidelity was the only characteristic considered inadequate. Conclusions: Based on the aspects contemplated by the simulator, it is concluded that it is feasible for the proposed objective, presenting qualities that corroborate its use in the daily teaching of suture techniques to medical students.Florianópolis, SCAraujo, Edevard José deUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardini, Victor Hugo Ronsoni2020-12-28T00:36:08Z2020-12-28T00:36:08Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218954info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-28T00:36:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218954Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-28T00:36:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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