DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaysa Danyella Lira da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Edcleide Maria da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97787
Resumo: A configuração das organizações públicas tem sido reavaliada nos últimos anos, numa tentativa de alinhar suas políticas às necessidades da boa governança e da ação pública voltada para o cidadão. Nesse processo, são impetradas discussões sobre a capacidade de essas instituições aprenderem e adquirirem novas práticas. Para tal, aponta-se a necessidade de discutir como se dá a aprendizagem no âmbito do funcionalismo público e, sobretudo, como essa aprendizagem transpõe a imersão do conhecimento teórico de forma a modificar a prática (rotina) desses profissionais, visando um melhor funcionamento da engrenagem governamental. Na construção do quadro teórico o estudo adotou a perspectiva de aprendizagem na ação exposta por Argyris e Schon (1996), a atual discussão da evolução do conceito de aprendizagem organizacional no serviço público, bem como os principais investimentos do governo federal direcionados ao incentivo da capacitação. Elegeu-se como locus de pesquisa um campus avançado de uma universidade pública federal, adotando como procedimento metodológico a análise pragmática da linguagem em relatos de servidores técnicos administrativos sobre a relação entre os cursos de capacitação e a promoção de mudanças de práticas organizacionais.
id UFSC_65f92dde635b892fa982e88c79e96fdd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97787
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?A configuração das organizações públicas tem sido reavaliada nos últimos anos, numa tentativa de alinhar suas políticas às necessidades da boa governança e da ação pública voltada para o cidadão. Nesse processo, são impetradas discussões sobre a capacidade de essas instituições aprenderem e adquirirem novas práticas. Para tal, aponta-se a necessidade de discutir como se dá a aprendizagem no âmbito do funcionalismo público e, sobretudo, como essa aprendizagem transpõe a imersão do conhecimento teórico de forma a modificar a prática (rotina) desses profissionais, visando um melhor funcionamento da engrenagem governamental. Na construção do quadro teórico o estudo adotou a perspectiva de aprendizagem na ação exposta por Argyris e Schon (1996), a atual discussão da evolução do conceito de aprendizagem organizacional no serviço público, bem como os principais investimentos do governo federal direcionados ao incentivo da capacitação. Elegeu-se como locus de pesquisa um campus avançado de uma universidade pública federal, adotando como procedimento metodológico a análise pragmática da linguagem em relatos de servidores técnicos administrativos sobre a relação entre os cursos de capacitação e a promoção de mudanças de práticas organizacionais.INPEAU2012-12-10T19:28:58Z2012-12-10T19:28:58Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97787Silva, Thaysa Danyella Lira daSilva, Edcleide Maria daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T14:51:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97787Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T14:51:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
title DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
spellingShingle DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
Silva, Thaysa Danyella Lira da
title_short DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
title_full DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
title_fullStr DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
title_full_unstemmed DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
title_sort DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
author Silva, Thaysa Danyella Lira da
author_facet Silva, Thaysa Danyella Lira da
Silva, Edcleide Maria da
author_role author
author2 Silva, Edcleide Maria da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaysa Danyella Lira da
Silva, Edcleide Maria da
description A configuração das organizações públicas tem sido reavaliada nos últimos anos, numa tentativa de alinhar suas políticas às necessidades da boa governança e da ação pública voltada para o cidadão. Nesse processo, são impetradas discussões sobre a capacidade de essas instituições aprenderem e adquirirem novas práticas. Para tal, aponta-se a necessidade de discutir como se dá a aprendizagem no âmbito do funcionalismo público e, sobretudo, como essa aprendizagem transpõe a imersão do conhecimento teórico de forma a modificar a prática (rotina) desses profissionais, visando um melhor funcionamento da engrenagem governamental. Na construção do quadro teórico o estudo adotou a perspectiva de aprendizagem na ação exposta por Argyris e Schon (1996), a atual discussão da evolução do conceito de aprendizagem organizacional no serviço público, bem como os principais investimentos do governo federal direcionados ao incentivo da capacitação. Elegeu-se como locus de pesquisa um campus avançado de uma universidade pública federal, adotando como procedimento metodológico a análise pragmática da linguagem em relatos de servidores técnicos administrativos sobre a relação entre os cursos de capacitação e a promoção de mudanças de práticas organizacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10T19:28:58Z
2012-12-10T19:28:58Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97787
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652075628756992