DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97787 |
Resumo: | A configuração das organizações públicas tem sido reavaliada nos últimos anos, numa tentativa de alinhar suas políticas às necessidades da boa governança e da ação pública voltada para o cidadão. Nesse processo, são impetradas discussões sobre a capacidade de essas instituições aprenderem e adquirirem novas práticas. Para tal, aponta-se a necessidade de discutir como se dá a aprendizagem no âmbito do funcionalismo público e, sobretudo, como essa aprendizagem transpõe a imersão do conhecimento teórico de forma a modificar a prática (rotina) desses profissionais, visando um melhor funcionamento da engrenagem governamental. Na construção do quadro teórico o estudo adotou a perspectiva de aprendizagem na ação exposta por Argyris e Schon (1996), a atual discussão da evolução do conceito de aprendizagem organizacional no serviço público, bem como os principais investimentos do governo federal direcionados ao incentivo da capacitação. Elegeu-se como locus de pesquisa um campus avançado de uma universidade pública federal, adotando como procedimento metodológico a análise pragmática da linguagem em relatos de servidores técnicos administrativos sobre a relação entre os cursos de capacitação e a promoção de mudanças de práticas organizacionais. |
id |
UFSC_65f92dde635b892fa982e88c79e96fdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97787 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO?A configuração das organizações públicas tem sido reavaliada nos últimos anos, numa tentativa de alinhar suas políticas às necessidades da boa governança e da ação pública voltada para o cidadão. Nesse processo, são impetradas discussões sobre a capacidade de essas instituições aprenderem e adquirirem novas práticas. Para tal, aponta-se a necessidade de discutir como se dá a aprendizagem no âmbito do funcionalismo público e, sobretudo, como essa aprendizagem transpõe a imersão do conhecimento teórico de forma a modificar a prática (rotina) desses profissionais, visando um melhor funcionamento da engrenagem governamental. Na construção do quadro teórico o estudo adotou a perspectiva de aprendizagem na ação exposta por Argyris e Schon (1996), a atual discussão da evolução do conceito de aprendizagem organizacional no serviço público, bem como os principais investimentos do governo federal direcionados ao incentivo da capacitação. Elegeu-se como locus de pesquisa um campus avançado de uma universidade pública federal, adotando como procedimento metodológico a análise pragmática da linguagem em relatos de servidores técnicos administrativos sobre a relação entre os cursos de capacitação e a promoção de mudanças de práticas organizacionais.INPEAU2012-12-10T19:28:58Z2012-12-10T19:28:58Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97787Silva, Thaysa Danyella Lira daSilva, Edcleide Maria daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T14:51:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97787Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T14:51:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO? |
title |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO? |
spellingShingle |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO? Silva, Thaysa Danyella Lira da |
title_short |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO? |
title_full |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO? |
title_fullStr |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO? |
title_full_unstemmed |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO? |
title_sort |
DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: QUAIS PEDRAS ENCONTRAMOS NESSE CAMINHO? |
author |
Silva, Thaysa Danyella Lira da |
author_facet |
Silva, Thaysa Danyella Lira da Silva, Edcleide Maria da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edcleide Maria da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thaysa Danyella Lira da Silva, Edcleide Maria da |
description |
A configuração das organizações públicas tem sido reavaliada nos últimos anos, numa tentativa de alinhar suas políticas às necessidades da boa governança e da ação pública voltada para o cidadão. Nesse processo, são impetradas discussões sobre a capacidade de essas instituições aprenderem e adquirirem novas práticas. Para tal, aponta-se a necessidade de discutir como se dá a aprendizagem no âmbito do funcionalismo público e, sobretudo, como essa aprendizagem transpõe a imersão do conhecimento teórico de forma a modificar a prática (rotina) desses profissionais, visando um melhor funcionamento da engrenagem governamental. Na construção do quadro teórico o estudo adotou a perspectiva de aprendizagem na ação exposta por Argyris e Schon (1996), a atual discussão da evolução do conceito de aprendizagem organizacional no serviço público, bem como os principais investimentos do governo federal direcionados ao incentivo da capacitação. Elegeu-se como locus de pesquisa um campus avançado de uma universidade pública federal, adotando como procedimento metodológico a análise pragmática da linguagem em relatos de servidores técnicos administrativos sobre a relação entre os cursos de capacitação e a promoção de mudanças de práticas organizacionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10T19:28:58Z 2012-12-10T19:28:58Z 2012-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97787 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652075628756992 |