Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204794 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
id |
UFSC_664489bcaa8b219a963df25ca34cd79f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204794 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA FlorianópolisEducação de Jovens e AdultosEnsino de históriaPesquisa como Princípio EducativoEducação DemocráticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. HistóriaConsiderando a proposta pedagógica vigente na EJA/Fpolis, que estabelece a Pesquisa como Princípio Educativo como forma de estimular o processo de ensino e aprendizado com foco nas experiências e saberes dos jovens e adultos que buscam concluir seus estudos no município de Florianópolis, busquei compreender de que forma o Ensino de História pode potencializar essa proposta pedagógica e promover uma educação democrática, - segundo conceito de Fernando Araújo Penna -, comprometida com a diversidade dos seus sujeitos através da valorização de “outras geografias de saberes” (RIBEIRO, 2017, p. 18). Para isso, desenvolvi meu trabalho a partir do amparo teórico encontrado na produção de autoras feministas, negras e decoloniais de diferentes áreas de conhecimento, - como a escritora Audre Lorde, a educadora bell hooks, a filósofa Djamila Ribeiro, a escritora e psicóloga Grada Kilomba e a professora historiadora Giovana Xavier -, em diálogo com outros autores da educação, ensino de história e EJA, - dentre eles, os professores e historiadores Ana Maria Monteiro, Cláudio Roberto Antunes Scherer Júnior e Fernando Araújo Penna, e os educadores Miguel Arroyo e Paulo Freire.Florianópolis, SCBorges, Joana VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMiranda, Karine2020-03-12T15:42:52Z2020-03-12T15:42:52Z2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204794info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-03-12T15:42:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204794Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-12T15:42:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis |
title |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis |
spellingShingle |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis Miranda, Karine Educação de Jovens e Adultos Ensino de história Pesquisa como Princípio Educativo Educação Democrática |
title_short |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis |
title_full |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis |
title_fullStr |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis |
title_sort |
Ensino de História e “ensinar pela pesquisa”: contribuições para a proposta educativa da EJA Florianópolis |
author |
Miranda, Karine |
author_facet |
Miranda, Karine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Joana Vieira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Karine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Ensino de história Pesquisa como Princípio Educativo Educação Democrática |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Ensino de história Pesquisa como Princípio Educativo Educação Democrática |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-12T15:42:52Z 2020-03-12T15:42:52Z 2020-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204794 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
70 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652250932838400 |