O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105361 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_66657aa71af7956b4434b819a0533ffc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/105361 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentaisFísica - estudo e ensinoFísica ensino médioTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.Este trabalho que está sendo entregue surgiu da necessidade de se repensar a atual forma de ensinar Física, tendo em vista a maneira como os alunos encaram as atividades em sala de aula. A metodologia encontrada hoje nas escolas apresenta-se pouco eficaz para a construção de um conhecimento mais elaborado. Várias propostas vêm colaborando para esta transformação didática que propõem um ensino que relaciona conhecimento cientifico com o meio em que vive o educando dentre elas a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998). Então a proposta metodológica usada foi a adoção da atividade experimental numa Seqüência Didática, como instrumento de ensino. Sua função é ser mediadora do diálogo construtivista entre professor, estudante e conhecimento cientifico. 0 uso desta ferramenta propiciou um enfoque construtivista para o ensino da Física. Enfatiza-se que a atividade experimental pode ser um instrumento metodológico que auxilie o professor no processo ensino-aprendizagem. Assim é apresentada uma seqüência didática para o Eletromagnetismo, na qual as atividades experimentais são trabalhadas dentro das categorias propostas por Pinho Alves (2000).Pinho Alves Filho, AgnisUniversidade Federal de Santa CatarinaWobrich, Agnis Rosani2013-10-18T14:32:24Z2013-10-18T14:32:24Z2013-10-182001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105361porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-20T20:51:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105361Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-01-20T20:51:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais |
title |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais |
spellingShingle |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais Wobrich, Agnis Rosani Física - estudo e ensino Física ensino médio |
title_short |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais |
title_full |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais |
title_fullStr |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais |
title_full_unstemmed |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais |
title_sort |
O ensino de eletromagnetismo utilizando de atividades experimentais |
author |
Wobrich, Agnis Rosani |
author_facet |
Wobrich, Agnis Rosani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinho Alves Filho, Agnis Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wobrich, Agnis Rosani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Física ensino médio |
topic |
Física - estudo e ensino Física ensino médio |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2013-10-18T14:32:24Z 2013-10-18T14:32:24Z 2013-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105361 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
72 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652044388532224 |