Avaliação da maturidade de gestão da informação e do conhecimento: um estudo aplicado em três editoras universitárias federais do sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger, Thaís Carmes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198899
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.
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spelling Avaliação da maturidade de gestão da informação e do conhecimento: um estudo aplicado em três editoras universitárias federais do sul do BrasilCiência da informaçãoGestão do conhecimentoGestão da informaçãoEditoras universitáriasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.A Gestão do Conhecimento busca proporcionar melhorias na qualidade dos produtos e serviços prestados por meio da criação e disseminação de conhecimentos organizacionais. Quando mensurada em uma organização, permite avaliar sua capacidade e nível de preparação em utilizar de forma adequada seu capital intelectual, revelando seu nível de maturidade em Gestão do Conhecimento. O objetivo desta dissertação é identificar o nível de maturidade em Gestão do Conhecimento a partir da visão dos servidores de três Editoras Universitárias Federais. São elas: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, Editora da Universidade Federal do Paraná e Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, identificadas anonimamente como Editora A, Editora B e Editora C, quando da análise dos resultados. O instrumento para coleta de dados foi escolhido após uma revisão exploratória e sistemática da literatura: o questionário da Asian Productivity Organization (APO). O questionário é formado por 42 proposições com cinco alternativas de resposta, pontuando de 1 a 5 cada uma, divididas em sete dimensões voltadas para a gestão do conhecimento, a saber: liderança, processos, pessoas, tecnologia, processos de conhecimento, aprendizagem e inovação e resultados de gestão do conhecimento. Para cada dimensão, o participante da pesquisa apontou pontos fortes e pontos fracos. A pontuação do questionário varia de 42 a 210 pontos, subdivididos em cinco níveis de maturidade: reação, iniciação, introdução, refinamento e maturidade. Ademais, foram incluídas sete questões voltadas para o perfil do participante: em qual editora atua, gênero, idade, escolaridade, cargo, cargo de chefia e tempo de editora. A análise da pontuação obtida a partir dos questionários aplicados permitiu classificar as Editoras A e C no nível introdução , tendo obtido 141 e 131 pontos, respectivamente; a Editora B atingiu 110 pontos e, com esta pontuação, é classificada no nível iniciação . Todavia, com base nas respostas dos seus pontos fortes e fracos, a Editora B também pode ser classificada no nível introdução , indicando que as três editoras pesquisadas implementam práticas de gestão do conhecimento. Após a identificação do nível de maturidade, foram apresentadas propostas de melhorias para cada critério analisado. Tais propostas foram baseadas na literatura e nas respostas do questionário, resgatando as questões com menores pontuações, bem como aquelas destacadas como pontos fracos.Abstract : Knowledge Management aims to improve the quality of products and services provided through the creation and dissemination of organizational knowledge. When measured in an organization, it allows assessing their ability and level of preparation in properly using their intellectual capital, thus revealing their level of maturity in Knowledge Management. The objective of this dissertation is to identify the level of maturity in Knowledge Management from the view of the servers of three Federal University Publishers. They are: Publisher of the Federal University of Santa Catarina, Publisher of the Federal University of Paraná and Publisher of the Federal University of Rio Grande do Sul, identified anonymously as Editora A, Editora B and Editora C, when analyzing the results. The instrument for data collection was chosen after an exploratory and systematic literature review: the Asian Productivity Organization (APO) questionnaire. The questionnaire consists of 42 propositions with five response alternatives, each one of them being scored from 1 to 5, divided into seven dimensions for knowledge management: leadership, processes, people, technology, knowledge processes, learning and innovation and knowledge management results. For each dimension, the research participant pointed out strengths and weaknesses. The questionnaire score varies from 42 to 210 points, subdivided into five levels of maturity: reaction, initiation, introduction, refinement and maturity. In addition, seven questions were included regarding the profile of the participant: in which publisher she works, gender, age, schooling, position, position of head and time at publisher. The analysis of the score obtained from the questionnaires applied allowed to classify the Editors A and C at the \"introduction\" level, obtaining 141 and 131 points, respectively; Editora B reached 110 points and, with this score, is classified at the \"initiation\" level. However, based on the answers of their strengths and weaknesses, Editora B can also be classified at the \"introduction\" level, indicating that the three researched publishers implement knowledge management practices. After the maturity level was identified, improvement proposals were presented for each criterion analyzed. These proposals were based on the literature and the answers of the questionnaire, rescuing the questions with lower scores, as well as those highlighted as weaknesses.Pinto, Marli Dias de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaKrüger, Thaís Carmes2019-07-25T12:18:12Z2019-07-25T12:18:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf359773https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198899porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:18:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198899Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:18:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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