O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straub, Sandra Luzia Wrobel
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82691
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de SAnta Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_66d4ac94e78b1784755bdfce074800e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82691
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaStraub, Sandra Luzia Wrobel2012-10-19T17:25:37Z2012-10-19T17:25:37Z20022002181810http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82691Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de SAnta Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta dissertação analisa a introdução do computador na escola pública. Para tanto realizamos um estudo de caso sobre a Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, no município de Sinop/MT, a partir da sua inserção no Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Discutimos as relações professor e aluno no processo ensino-aprendizagem mediado pelo computador, as novas competências a que os educadores estão sendo desafiados a construir, a alfabetização científica/tecnológica necessária ao professor nesse contexto, assim como aspectos relativos à tecnologia educacional e à infra-estrutura considerada necessária à implementação de um programa de informática na educação. Os resultados da nossa análise apontam para carências na qualificação dos profissionais da Escola envolvidos neste Programa, levando à necessidade do estabelecimento de uma política de capacitação que dê suporte para o professor trabalhar esta nova ferramenta que está sendo inserida no seu espaço de trabalho. Verificamos também um desencontro entre os discursos governamentais e a tradução destes na prática, particularmente no que se refere ao cumprimento do cronograma de implementação do Programa e a disponibilização da infra-estrutura prevista.124 f.;| grafs.,tabs.;porFlorianópolis, SCEducaçãoEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalO computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL181810.pdfapplication/pdf15115637https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82691/1/181810.pdf2f609eb3761a321efccf77f1b6f247e8MD51123456789/826912014-09-25 22:44:44.829oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82691Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:44:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /
title O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /
spellingShingle O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /
Straub, Sandra Luzia Wrobel
Educação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
title_short O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /
title_full O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /
title_fullStr O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /
title_full_unstemmed O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /
title_sort O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo /
author Straub, Sandra Luzia Wrobel
author_facet Straub, Sandra Luzia Wrobel
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Straub, Sandra Luzia Wrobel
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
topic Educação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de SAnta Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T17:25:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T17:25:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82691
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 181810
identifier_str_mv 181810
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 f.;| grafs.,tabs.;
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82691/1/181810.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f609eb3761a321efccf77f1b6f247e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805321016147968