A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seiffert, Elaine Cristina Pamplona
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173744
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_66e0939564119e43aea48db262423244
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173744
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombrasDiversidadeDeficiênciasTeatroInclusãoEducaçãoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.O ambiente escolar é bastante heterogêneo, uma vez que abriga indivíduos de diferentes, classes sociais, raças, etnias, identidades e expressões de gênero, dificuldades cognitivas, genialidades, tabus, religiões, crenças, expectativas e visões de mundo. Neste contexto os/as estudantes com deficiência tendem a ficar invisibilizados/as, graças às barreiras sociais que lhe são impostas, dentre as quais a barreira atitudinal tem grande destaque, expressando-se na forma de discriminação e descrença em sua capacidade de autonomia e em sua capacidade de realização. O trabalho aqui proposto surge com o objetivo de dar visibilidade aos estudantes com deficiência da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, tornando-os protagonistas no processo de construção e apresentação de um teatro de sombras. Serão analisados os desafios e aprendizados durante todo o percurso traçado para esta atividade. Pretende-se realizar este trabalho de maneira interdisciplinar envolvendo a professora de Artes Cênicas e a professora de Ciências da unidade educativa. Acredita-se que após a apresentação do teatro de sombras algumas barreiras sociais, especialmente as barreiras atitudinais possam ser quebradas. Desta maneira, este trabalho poderá ser considerado como um primeiro passo de muitos no caminho rumo à escola inclusiva.The school environment is very heterogeneous, since it covers individuals of different social classes, races, ethnicities, gender identities and expressions, cognitive difficulties, genialities, taboos, religions, beliefs, expectancies and world views. In this context the students with disabilities tend to be unseen, thanks to the social barriers that are imposed to them, between which the attitude barrier stands out, expressing itself in the shape of discrimination and disbelief in the capacity of autonomy and realization of such students. The Work here proposed comes with the objective of giving visibility to the students with disabilities of the Municipal Elementary School João Gonçalves Pinheiro, making them protagonists in the process of construction and presentation of a shadow theater. The challenges and learnings during the course of the activity will be analyzed. It is intended to do this work in an interdisciplinary way involving the Art teacher and Science teacher of the educative unit. It is believed that after the presentation of the shadow theater some social barriers, especially the attitude barriers can be broken. This way, this work will be considered a first step of many in the way to the inclusive school.Boscatti, Ana Paula GarciaUniversidade Federal de Santa CatarinaSeiffert, Elaine Cristina Pamplona2017-02-24T22:09:08Z2017-02-24T22:09:08Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173744porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:09:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173744Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:09:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras
title A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras
spellingShingle A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras
Seiffert, Elaine Cristina Pamplona
Diversidade
Deficiências
Teatro
Inclusão
Educação
title_short A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras
title_full A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras
title_fullStr A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras
title_full_unstemmed A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras
title_sort A lenda das areias: estudantes com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras
author Seiffert, Elaine Cristina Pamplona
author_facet Seiffert, Elaine Cristina Pamplona
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boscatti, Ana Paula Garcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Seiffert, Elaine Cristina Pamplona
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Deficiências
Teatro
Inclusão
Educação
topic Diversidade
Deficiências
Teatro
Inclusão
Educação
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-24T22:09:08Z
2017-02-24T22:09:08Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173744
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652367299608576