JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Arnaldo da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131725
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História.
id UFSC_66eee5b034f267f92bc18fe91e0f067f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131725
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREEDJogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História.É possível construir saberes históricos por meio dos jogos eletrônicos com temática histórica? Partindo desta problemática, esta pesquisa procura caminhos para algumas possíveis respostas, interpretadas a partir de dados de uma pesquisa qualitativa, a respeito da opinião de um grupo de jogadores do 7° ano do Colégio Aplicação da UFSC, tendo como objetivo o de diagnosticar os saberes históricos construídos, por meio dos jogos eletrônicos de temática histórica. A pesquisa empírica foi desenvolvida em três fases: na primeira etapa foi feito um questionário, que identificou, dentre outros aspectos, a relação dos jogadores com jogos de temática histórica, identificando uma preferência pelo jogo Assassin’s Creed. Na segunda parte, foi realizada a entrevista com três jogadores escolhidos previamente utilizando da metodologia da História Oral e, por último, ocorreu a imersão e observação no jogo Assassin’s Creed, com um dos jogadores da entrevista. Como aporte teórico utilizou-se algumas categorias do campo da Educação Histórica, que estuda o pensamento histórico em diferentes âmbitos, além do meio escolar, sendo que para compreender o saber histórico dos jogadores utilizou-se conceitos como “Consciência Histórica” e “Explicação Histórica”, que buscam reconhecer a complexidade e as formas de argumentação histórica. Durante a pesquisa identificaram-se vários saberes históricos, que fazem dos jogos eletrônicos um campo de pesquisa tanto para historiadores como professores de história.Silva, Mônica Martins daUFSCSilva, Anderson Arnaldo da2015-04-06T16:47:42Z2015-04-06T16:47:42Z2015-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99 páginasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131725porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T16:47:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131725Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T16:47:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
title JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
spellingShingle JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
Silva, Anderson Arnaldo da
Jogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed.
title_short JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
title_full JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
title_fullStr JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
title_full_unstemmed JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
title_sort JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
author Silva, Anderson Arnaldo da
author_facet Silva, Anderson Arnaldo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mônica Martins da
UFSC
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Arnaldo da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed.
topic Jogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-06T16:47:42Z
2015-04-06T16:47:42Z
2015-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131725
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99 páginas
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652277036089344