Desenvolvimento tático-técnico no handebol masculino: estratégias utilizadas nos acampamentos nacionais promovidos pela Confederação Brasileira de Handebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Angelo Mauricio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189453
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.
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spelling Desenvolvimento tático-técnico no handebol masculino: estratégias utilizadas nos acampamentos nacionais promovidos pela Confederação Brasileira de HandebolEducação físicaHandebolTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.As investigações que procuram analisar o processo de desenvolvimento tático-técnico na formação esportiva de jovens em ambientes naturais têm aumentado nos jogos esportivos coletivos. Historicamente, as opções metodológicas se inserem em dois grandes paradigmas, tradicional/mecanicista e alternativos/intencionais/incidentais. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) vem promovendo atividades formativas, com enfoque nos jovens praticantes, para padronizar as formas de jogo adotado no naipe masculino, desde as categorias de base até o adulto. O evento denominado Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica , realizado de forma concentrada, tem oportunizado estímulo ao desenvolvimento de atletas das categorias infantil (sub14), cadete (sub16) e juvenil (sub18). Assim, o objetivo geral da presente investigação foi analisar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento tático-técnico nos Acampamentos Nacionais das categorias infantil (sub14), cadete (sub16) e juvenil (sub18), no naipe masculino, promovidos pela Confederação Brasileira de Handebol. Trata-se de um estudo ex-post facto de caráter descritivo e analítico. Para obtenção das informações foram utilizadas fontes documentais e o banco de imagens e vídeos da CBHb. Integraram o estudo atletas que participaram do Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, no ano de 2014, realizado na cidade de Blumenau/Santa Catarina. Como procedimentos para coleta de informações utilizou-se a análise documental e a observação sistemática, adaptada conforme proposta do instrumento Sistema Integral para el Análisis de las Tareas de Entrenamiento (SIATE). Na análise dos dados foram utilizadas a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e os procedimentos estatísticos descritivos (frequência e percentil) e inferencial (teste Exato de Fisher), por meio do Software SPSS versão 22. Os resultados revelaram que a realização dos Acampamentos Nacionais contribuiu para traçar diretrizes para o desenvolvimento esportivo por oportunizar experiências de aprendizagem ao longo dos dias de trabalho. Cada sessão de treino orienta-se para uma dimensão do padrão de jogo em fase de implantação sistematizado por Jordi Ribera. Um protocolo de aquecimento, com duração média de 12 minutos, foi realizado em todas categorias investigadas, especificamente para favorecer a ativação dinâmica musculomioarticular por meio de exercícios coordenativos, atividades balísticas e domínio de centro (CORE). Na parte principal do treino identificou-se uma importante participação dos postos ofensivos: lateral, central e pivô e defensivos: segundo, avançado e base; tendo em vista o sistema defensivo 5:1. Ocorre uma ênfase no jogo com o pivô (posicionado ou consequência de ações pré-organizadas chamadas de desdobramento ou circulação). Constatou-se a preocupação com o aumento de implicação progressiva dentro de cada sessão de treino e ações em predomínio de superioridade 2x1, 3x2 e 4x3 com ou sem apoio em detrimento a igualdade numérica. O espaço de jogo prioritariamente utilizado é a meia quadra e, quando as ações acontecem em um quarto, as atividades tendem a ser organizadas em alternância dos lados. A utilização de jogos (pré-desportivo, simples e complexos específicos) está presente 73,1% das atividades dos Acampamentos. A presença do goleiro ocorre em 87,5% das atividades e a oposição ativa compõe 75,6%. Há uma maior ênfase para o desenvolvimento de conteúdos ligados às condutas tático- técnicas ofensivas e defensivas de grupo (58,6%). Os meios de aplicação dos conteúdos a partir de jogos simples e complexos compõem 66,2% das atividades com significância estatística (p-valor=0,011); assim como os conteúdos gerais, tendo a conduta tático-técnica de grupo de ataque e/ou defesa presente em 63,8%, com significância estatística (p-valor=0,034) e; a fase de jogo é a mista, na relação defesa vs ataque, presentes em 65,6% do total das atividades, com significância estatística (p-valor=0,009), entre os acampamentos infantil, cadete e juvenil. Em todas as sessões de treino há o momento dedicado as ações dos postos específicos e compõem a parte final da sessão de treino, por meio de ações de jogador contra goleiro predominantemente 2x0, com a execução de passe anterior ao lançamento ao gol. Enquanto que na relação lateral/ponta ou ponta/lateral não haviam oponentes, na relação central e pivô envolviam tomada de decisão. Conclui-se que o processo de desenvolvimento dos aspectos tático-técnicos, por meio de acampamentos de formação, possibilita aprendizagens dos conteúdos propostos, apresentando-se como estratégia interessante comparada aos procedimentos de detecção/seleção via peneiras esportivas. A CBHb vale-se de sessões de treino, relacionadas com análise de vídeo e competição interna para organizar os Acampamentos Nacionais de Desenvolvimento e Melhoria Técnica. No entanto, sugere-se alteração de nomenclatura em função da grande presença de meios alternativos que privilegiam estímulos de condutas tático-técnicas orientados para o desenvolvimento da capacidade de jogo (técnica, física, tática, psicológica, teórica). Constata-se que as situações de jogo em estruturas funcionais reduzidas orientam as tarefas das sessões de treino do Acampamento Nacional, com preferência para situações de superioridade numérica. As tarefas seguem uma lógica, visando um padrão de ataque pré-fabricado, a partir do desdobramento do lateral, do central e da circulação do ponta. Os meios predominantes são os jogos simples e complexos para balizar as fases de desenvolvimento misto. A presença do goleiro e os níveis de oposição real também compõem as orientações estruturais das sessões de treino nas três categorias investigadas. O padrão de jogo presente nos acampamentos orienta para um comportamento defensivo a partir do sistema 5:1, tendo em vista um processo de recuperação da posse de bola por meio de deslocamentos sucessivos e ativos. O ataque visa construção de um padrão de jogo por meio de ações pré-organizadas a partir de movimentações de desdobramentos da armação e circulação dos pontas, baseado em conceitos de desmarque e oferecer-se e continuidade ofensiva, visando criar situações de superioridade numérica.Abstract : The investigations that seek to analyze the process of tactical-technical development in the sports training of young people in natural environments have increased in the collective sports games. Historically, the methodological options fall into two great paradigms, traditional / mechanistic and alternative / intentional / incidental. The Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) has been promoting training activities, focusing on young practitioners, to standardize the forms of play adopted in the male suit, from the basic categories to the adult. The "Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica", held in a concentrated way, has stimulated the development of athletes in the infant (sub14), cadet (sub16) and juvenile (sub18) categories. Thus, the general objective of the present investigation was to analyze the strategies used for tactical- technical development in the Acampamento Nacional of the infantile (sub14), cadet (sub16) and juvenile (sub18) categories, promoted by the CBHb. This is an ex-post study of a descriptive and analytical character. To obtain the information, we used documentary sources and the CBHb images and videos database. The study included athletes who participated in the Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, in the year 2014, held in the city of Blumenau / Santa Catarina. Procedures for collecting information were used for documentary analysis and systematic observation, adapted as proposed by the Integral System for Analysis of Training Tasks - (SIATE). Data analysis was performed using the content analysis technique (BARDIN, 2011) and the descriptive statistical procedures (frequency and percentile) and inferential (Fisher's exact test) using the SPSS software version 22. The results showed that the performance of the Acampamento Nacional contributed to the development of guidelines for sports development by providing learning experiences during working days. Each training session is oriented towards a dimension of the game standard in the implementation phase systematized by Jordi Ribera. A warm-up protocol, with an average duration of 12 minutes, was performed in all investigated categories, specifically to favor dynamic musculomioarticular activation through coordinate exercises, ballistic activities and center domain (CORE). In the main part of the training an important participation of the offensive positions was identified: lateral, central and pivot and defensive: second, advanced and base; in view of the 5: 1 defensive system. There is an emphasis on the game with the pivot (positioned or the consequence of pre-organized actions called unfolding or circulation). Concern was shown about the increase in progressive involvement within each training session and actions with a predominance of 2x1, 3x2 and 4x3 superiority with or without support over numerical equality. The game space primarily used is half a block away, and when actions happen in a room, activities tend to be arranged in alternating sides. The use of games (pre- sport, simple and specific complex) is present 73.1% of the activities of the Camps. The presence of the goalkeeper occurs in 87.5% of activities. The active opposition comprises 75.6%. There is a greater emphasis for the development of contents linked to tactical-offensive and defensive group conduct (58.6%). The means of applying content from simple and complex games make up 66.2% of activities with statistical significance (p-value = 0.011); as well as the general contents, with the tactical- technical conduct of the attack and / or defense group present in 63.8%, with statistical significance (p-value = 0.034); the game phase is the mixed one, in the relation defense vs attack, present in 65.6% of the total activities, with statistical significance (p-value = 0.009), among the infantile, cadet and juvenile camps. In all the training sessions there is the moment dedicated the actions of the specific posts and make up the final part of the training session, through actions of player against goalkeeper predominantly 2x0, with the execution of a pass previous to the throwing to the goal. While in the lateral / tip or tip / lateral relation there were no opponents, in the central relation and pivot involved decision making. It is concluded that the process of development of tactical-technical aspects, through training camps, allows learning of the proposed contents, presenting as an interesting strategy compared to the detection / selection procedures via sieves. CBHb uses training sessions related to video analysis and internal competition to organize the Acampamento Nacional Camps for Development and Technical Improvement. However, it is suggested to change nomenclature due to the great presence of alternative means that favor.Nascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Angelo Mauricio de2018-08-30T04:04:31Z2018-08-30T04:04:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis191 p.| il., tabs.application/pdf354352https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189453porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T04:04:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-30T04:04:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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