Análise dos parâmetros geotécnicos dos solos moles da obra de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Murilo da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95198
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2011
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaEspíndola, Murilo da SilvaOliveira, Orlando Martini de2012-10-25T22:07:30Z2012-10-25T22:07:30Z20112011298311http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95198Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2011É possível que obras de engenharia na região costeira do estado de Santa Catarina apresentem patologias associadas aos espessos depósitos de argila mole. O entendimento do comportamento mecânico e dos parâmetros geotécnicos destes solos é fundamental para o avanço da Engenharia no Estado. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o comportamento dos solos moles, e a instrumentação proposta para os ensaios utilizados na obtenção dos parâmetros geotécnicos da obra de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, através dos equipamentos disponibilizados pelo Laboratório de Mecânica dos Solos da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram executados ensaios tradicionais para caracterização física e do comportamento mecânico dos solos moles que compõe a região do Aeroporto. Por seguinte, foram realizados ensaios alternativos, como o ensaio de Palheta, e o ensaio de adensamento com deformação controlada (CRS). Dentre alguns objetivos específicos, buscou-se comparar os parâmetros obtidos entre ensaios convencionais e especiais. Observaram-se valores de pressões de pré-adensamento entre 140kPa e 200kPa, e coeficientes de condutividade hidráulica da ordem de 10¯7cm/s à 10¯8cm/s. As instrumentações propostas para os equipamentos do LMS acrescentaram em qualidade e precisão de dados, e os resultados geotécnicos apontaram comportamentos ímpares nos solos da obra do AeroportoAfter surveying the situation in some municipals Brazilian with respect to production and processing of spatial data, it was detected the lack of infrastructure, of information, and therefore the lack of mechanisms to support collaborative for data mining and spatial analysis. The difficulties increase with the spread of different structures of spatial data standards like ie: CAD / GIS produced by the rapid advancement of information technology, and real challenges to implementation of an interoperable infrastructure and it focus of several discussions. However access to this data via the Internet and the problems caused in the same exchange are directly related to the particular nature of each standard adopted, so it they should must be analyzed and appropriate for collaboration. Initially, the hypothesis of the study aims to enhance interoperability between spatial data and systems integration, making it possible to establish communication channels for a collaborative environment aimed at potential and cooperative actions. From this, the study presents an investigation into the relevant aspects that influence the projects engineering, resulting in the development of the prototype called OpenCGFW (Collaborative Geospatial Framework Web), to the recognition of structures, integration, manipulation and collaboration, in tuning with efforts GSDI-INDE, OGC and W3C. Initially, studies and reviews on subjects directly related to interoperability. Are also discussed issues related to storage, processing between collaboration computational and specifically geographic data produced by different public institutions. For construction of the framework was applied MCDA-C method (Multicriteria Decision Aid - Constructivist) to identify the fundamental and elementary. From this work also describes the results obtained in implementing the steps of a design pattern to support the activities and evaluating free geo-solutions. During the discussion, are present the results through experiments and applications of the web mapping for digital maps to integrate multiple databases distributed of the multipurpose cadaster and use of the main techniques of spatial data mining. At the end, the work discusses the hypothesis and the contribution of research, mainly to meet the regional characteristics, seeking to contribute to the technological advancement of the country intensifying the use of open standards, the free geo-solutions collaboration and knowledge management213 p.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia civilSolos molesAvaliaçãoMecanica do soloFlorianopolis (SC)Análise dos parâmetros geotécnicos dos solos moles da obra de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL298311.pdfapplication/pdf4848020https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95198/1/298311.pdf46b46f66a2965307e32492ef59f6245aMD51TEXT298311.pdf.txt298311.pdf.txtExtracted Texttext/plain265722https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95198/2/298311.pdf.txt971d4b0f84e1c4ce324024933522de83MD52THUMBNAIL298311.pdf.jpg298311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95198/3/298311.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/951982013-04-30 12:40:12.497oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95198Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T15:40:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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