Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eduarda dos Passos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184762
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_672c43afe3035e9b3b3458730eb90a02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/184762
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantesEducação FísicaGêneroRelações EstereotipadasTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A Educação Física, desde o seu início, sofreu influências de diversas correntes, entre elas higienista, militarista, esportivisada e crítica. Todas elas agregaram características a essa disciplina. Cada corrente foi se modificando e se adequando de acordo com o pensamento social de cada época. Por conta disso, práticas foram oferecidas de formas distintas para meninos e meninas nas aulas de Educação Física, pois por durante muito tempo, os papéis e comportamentos esperados para mulheres e homens foram e ainda são diferenciados em nossa sociedade. Com isso, o objetivo geral deste estudo foi de investigar as relações estereotipadas entre meninos e meninas evidenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar I, em uma escola pública de Florianópolis (SC). Metodologicamente, esta é uma pesquisa qualitativa, na qual participaram quatro crianças integrantes da turma em que foi realizado o Estágio Supervisionado. Estas responderam a uma entrevista semiestruturada, em que, buscou-se relacionar as falas das crianças com os fatos importantes observados e registrados. Notou-se que algumas crianças reproduziam nas aulas de Educação Física pensamentos presentes na sociedade, acreditando que meninos são mais habilidosos que as meninas. Mas, ao mesmo tempo, foi possível observar que uma das alunas transgrediu esse pensamento, mostrando uma vivência de igualdade entre eles e elas nas práticas corporais. Observou-se que os conteúdos influenciam de forma considerável nas relações estereotipadas entre as crianças nas aulas de Educação Física, e que é fundamental o papel do professor de planejar e proporcionar vivências igualitárias para os meninos e meninas. Como forma de propor essas mudanças, a coeducação aparece como possível ferramenta, através dos seus princípios ao propor reflexão e oportunidades diversas para meninas e meninos nas aulas de Educação Física.Florianópolis, SCFiamoncini, LucianaUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Eduarda dos Passos2018-02-27T21:30:39Z2018-02-27T21:30:39Z2017-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184762porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T21:30:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/184762Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-27T21:30:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes
title Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes
spellingShingle Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes
Gonçalves, Eduarda dos Passos
Educação Física
Gênero
Relações Estereotipadas
title_short Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes
title_full Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes
title_fullStr Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes
title_full_unstemmed Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes
title_sort Gênero nas aulas de Educação Física: Investigando o comportamento dos estudantes
author Gonçalves, Eduarda dos Passos
author_facet Gonçalves, Eduarda dos Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiamoncini, Luciana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Eduarda dos Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Gênero
Relações Estereotipadas
topic Educação Física
Gênero
Relações Estereotipadas
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21
2018-02-27T21:30:39Z
2018-02-27T21:30:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184762
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652028548743168