Os invertebrados em audiovisuais produzidos por estudantes de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Renato Campos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132788
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
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spelling Os invertebrados em audiovisuais produzidos por estudantes de ensino médioEnsino de invertebradosEstudos culturaisAudiovisualTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Grande parte dos invertebrados possui imagem predominantemente pejorativa diante da sociedade. Na perspectiva dos Estudos Culturais, podemos afirmar que tal imagem depreciativa é influenciada pelos meios de comunicação, pela escola, pelo conhecimento popular disseminado nas relações interpessoais. Nesse sentido, todas as instâncias da sociedade podem ser vistas como pedagógicas, pois contribuem para a formação de significados e sujeitos em relação a uma diversidade de temas, dentre eles os invertebrados e estas maneiras depreciativas de compreendê-los. Podemos ver isso em filmes de terror, crenças populares e até mesmo no ensino de biologia. Outros modos de estabelecer relações e significados com/para estes organismos raramente são estudados no ensino formal, como por exemplo, enfatizar a estética desses animais como algo positivo, enfatizar relações benéficas entre ser humano e invertebrado, mostrar a sua importância ecológica, etc., sendo que na maioria das vezes o único interesse para o ser humano é apenas econômico. Colaborando para a manutenção destas visões, muitas escolas ensinam os invertebrados na forma de classificações, nomes difíceis e idéias fragmentadas – modelos que poucas vezes estão relacionados à vida dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo do estudo é o de identificar os significados construídos sobre os invertebrados por estudantes do Ensino Médio, após um trabalho pedagógico que busque trazer outros sentidos que não os mais tradicionais, visando ampliar o repertório dos estudantes em relação a esses organismos. A pesquisa baseou-se, sobretudo, na análise de vídeos produzidos pelos próprios estudantes em uma sequência de 10 aulas ministradas pelo pesquisador em um instituto público de educação técnica. A análise foi desenvolvida com base em alguns aportes teóricos dos Estudos Culturais, em especial, no que diz respeito a uma prática de “desnaturalização” de ideias pré-concebidas. Os resultados da pesquisa poderão trazer importantes subsídios para trabalhos futuros no sentido de alertamos para a importância da atuação da escola na construção de representações sustentadas pelos estudantes e, dessa forma, permitir uma visão mais ampla e sem preconceitos na abordagem dos assuntos relacionados ao ensino de invertebrados.Much of invertebrates has predominantly pejorative image in society. From the perspective of Cultural Studies, we can say that this pejorative image is influenced by the media, the school, the popular knowledge disseminated in interpersonal relationships. Accordingly, all instances of society can be seen as educational, they contribute to the formation of meanings and subjects in relation to a variety of topics, including invertebrates and these derogatory ways to understand them. We can see this in horror movies, popular beliefs and even in biology teaching. Other ways to establish relationships and meanings with/for these organisms are rarely studied in formal education, for example, emphasize the aesthetics of these animals as something positive, emphasizing beneficial relationships between humans and invertebrates, show their ecological importance, etc., being that in most cases the only interest to humans is only economic. Helping to maintain these views, many schools teach the invertebrates in the form of ratings, difficult names and fragmented ideas - models that barely relate to students' lives. In this sense, the objective of the study is to identify the meanings constructed about the invertebrates for high school students after a pedagogical work that seeks to bring other than the more traditional way, aiming to expand the repertoire of students in relation to these organisms. The research was based mainly on the analysis of videos produced by the students in a sequence of 10 lessons taught by the researcher in a public institution of technical education. The analysis was developed based on some theoretical contributions of Cultural Studies, in particular with regard to the practice of "denaturalization" of preconceived ideas. The research findings may provide important insights for future works to warn of the importance of the role of the schools in building representations held by students and thus enable a broader and unprejudiced vision in addressing the issues related to invertebrate’s teaching.Florianópolis, SC.Ramos, Mariana BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Renato Campos2015-05-12T16:05:52Z2015-05-12T16:05:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132788porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-12T16:05:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132788Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-12T16:05:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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