Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Camila
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Barbosa, Jenny Dantas, Lins, Maria Teresa G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89169
Resumo: O ensino universitário, público e gratuito tem sido alvo de debate nos últimos anos, especificamente quanto à inclusão social e à qualidade dos seus produtos e serviços. Estão incluídas nesta discussão as políticas de assistência estudantil e outros serviços prestados pela universidade à comunidade em cumprimento ao seu papel social, a exemplo do programa de residência universitária. Este estudo tem como objetivo analisar o programa de residência universitária adotado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a perspectiva dos alunos residentes e dos gestores do programa. Especificamente trata de analisar o funcionamento das residências universitárias; identificar os seus pontos fortes e as suas debilidades; identificar as características dos residentes e verificar seu grau de satisfação; identificar a percepção dos gestores quanto à qualidade do programa; propor estratégias para a consolidação do programa. Metodologicamente, é caracterizado como pesquisa exploratória-descritiva e quali-quantitativa. As informações foram coletadas através de questionário aplicado a 40% dos residentes e de entrevista com todos os gestores do programa, constituindo-se num estudo de caso. Entre as conclusões cabe destacar que: de forma geral, os alunos residentes estão satisfeitos com o programa, embora tenham citado pontos a melhorar, como as normas que o regem, a fiscalização para ingresso dos candidatos e a atuação do conselho de residentes. Os gestores consideram o modelo adotado pela UFS como de boa qualidade, embora pouco utilizem ferramentas de gestão da qualidade. A implantação de programa de qualidade é imprescindível para consolidar o modelo de residência universitária adotado pela UFS e assim exercer o seu papel de responsabilidade social, ao incluir estudantes carentes e promover o seu bem-estar.
id UFSC_6804bc08ffaec3218c75238e99ed7ac3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89169
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.O ensino universitário, público e gratuito tem sido alvo de debate nos últimos anos, especificamente quanto à inclusão social e à qualidade dos seus produtos e serviços. Estão incluídas nesta discussão as políticas de assistência estudantil e outros serviços prestados pela universidade à comunidade em cumprimento ao seu papel social, a exemplo do programa de residência universitária. Este estudo tem como objetivo analisar o programa de residência universitária adotado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a perspectiva dos alunos residentes e dos gestores do programa. Especificamente trata de analisar o funcionamento das residências universitárias; identificar os seus pontos fortes e as suas debilidades; identificar as características dos residentes e verificar seu grau de satisfação; identificar a percepção dos gestores quanto à qualidade do programa; propor estratégias para a consolidação do programa. Metodologicamente, é caracterizado como pesquisa exploratória-descritiva e quali-quantitativa. As informações foram coletadas através de questionário aplicado a 40% dos residentes e de entrevista com todos os gestores do programa, constituindo-se num estudo de caso. Entre as conclusões cabe destacar que: de forma geral, os alunos residentes estão satisfeitos com o programa, embora tenham citado pontos a melhorar, como as normas que o regem, a fiscalização para ingresso dos candidatos e a atuação do conselho de residentes. Os gestores consideram o modelo adotado pela UFS como de boa qualidade, embora pouco utilizem ferramentas de gestão da qualidade. A implantação de programa de qualidade é imprescindível para consolidar o modelo de residência universitária adotado pela UFS e assim exercer o seu papel de responsabilidade social, ao incluir estudantes carentes e promover o seu bem-estar.INPEAU2012-10-22T17:34:28Z2012-10-22T17:34:28Z2007-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89169Nunes, CamilaBarbosa, Jenny DantasLins, Maria Teresa G.porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T11:09:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89169Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:09:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
title Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
spellingShingle Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
Nunes, Camila
title_short Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
title_full Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
title_fullStr Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
title_full_unstemmed Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
title_sort Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
author Nunes, Camila
author_facet Nunes, Camila
Barbosa, Jenny Dantas
Lins, Maria Teresa G.
author_role author
author2 Barbosa, Jenny Dantas
Lins, Maria Teresa G.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Camila
Barbosa, Jenny Dantas
Lins, Maria Teresa G.
description O ensino universitário, público e gratuito tem sido alvo de debate nos últimos anos, especificamente quanto à inclusão social e à qualidade dos seus produtos e serviços. Estão incluídas nesta discussão as políticas de assistência estudantil e outros serviços prestados pela universidade à comunidade em cumprimento ao seu papel social, a exemplo do programa de residência universitária. Este estudo tem como objetivo analisar o programa de residência universitária adotado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a perspectiva dos alunos residentes e dos gestores do programa. Especificamente trata de analisar o funcionamento das residências universitárias; identificar os seus pontos fortes e as suas debilidades; identificar as características dos residentes e verificar seu grau de satisfação; identificar a percepção dos gestores quanto à qualidade do programa; propor estratégias para a consolidação do programa. Metodologicamente, é caracterizado como pesquisa exploratória-descritiva e quali-quantitativa. As informações foram coletadas através de questionário aplicado a 40% dos residentes e de entrevista com todos os gestores do programa, constituindo-se num estudo de caso. Entre as conclusões cabe destacar que: de forma geral, os alunos residentes estão satisfeitos com o programa, embora tenham citado pontos a melhorar, como as normas que o regem, a fiscalização para ingresso dos candidatos e a atuação do conselho de residentes. Os gestores consideram o modelo adotado pela UFS como de boa qualidade, embora pouco utilizem ferramentas de gestão da qualidade. A implantação de programa de qualidade é imprescindível para consolidar o modelo de residência universitária adotado pela UFS e assim exercer o seu papel de responsabilidade social, ao incluir estudantes carentes e promover o seu bem-estar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-29
2012-10-22T17:34:28Z
2012-10-22T17:34:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89169
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652248601853952