Gestão da Qualidade e Inclusão Social: A Residência Universitária da UFS.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89169 |
Resumo: | O ensino universitário, público e gratuito tem sido alvo de debate nos últimos anos, especificamente quanto à inclusão social e à qualidade dos seus produtos e serviços. Estão incluídas nesta discussão as políticas de assistência estudantil e outros serviços prestados pela universidade à comunidade em cumprimento ao seu papel social, a exemplo do programa de residência universitária. Este estudo tem como objetivo analisar o programa de residência universitária adotado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a perspectiva dos alunos residentes e dos gestores do programa. Especificamente trata de analisar o funcionamento das residências universitárias; identificar os seus pontos fortes e as suas debilidades; identificar as características dos residentes e verificar seu grau de satisfação; identificar a percepção dos gestores quanto à qualidade do programa; propor estratégias para a consolidação do programa. Metodologicamente, é caracterizado como pesquisa exploratória-descritiva e quali-quantitativa. As informações foram coletadas através de questionário aplicado a 40% dos residentes e de entrevista com todos os gestores do programa, constituindo-se num estudo de caso. Entre as conclusões cabe destacar que: de forma geral, os alunos residentes estão satisfeitos com o programa, embora tenham citado pontos a melhorar, como as normas que o regem, a fiscalização para ingresso dos candidatos e a atuação do conselho de residentes. Os gestores consideram o modelo adotado pela UFS como de boa qualidade, embora pouco utilizem ferramentas de gestão da qualidade. A implantação de programa de qualidade é imprescindível para consolidar o modelo de residência universitária adotado pela UFS e assim exercer o seu papel de responsabilidade social, ao incluir estudantes carentes e promover o seu bem-estar. |
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