Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuin, Elenice de Souza Lodron
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212601
Resumo: Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/343/
id UFSC_6823c909def5953f1e0ed4aa6072a5f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212601
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940Educação MatemáticaHistória das disciplinas escolaresAritmética escolarLegislaçãoDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/343/Neste artigo apresento uma descrição e análise de planos de aula de Aritmética, relativamente ao ensino de frações, elaborados por docentes de quatro escolas do Estado de Santa Catarina nos anos 1941 e 1942. O intuito da investigação foi verificar se as propostas de condução das aulas para o 3º e 4º anos do ensino primário contemplavam os princípios do ensino intuitivo e do escolanovismo e se os planejamentos dos docentes atendiam às prescrições da legislação escolar. Neste sentido, verificar as finalidades de objetivo e as finalidades reais concernentes ao referido tópico. As análises dos planos de aula indicaram que alguns aspectos do ensino intuitivo, do método ativo e das prescrições legislativas eram contemplados, porém outros eram negligenciadosHistória da Educação Matemática2020-09-02T17:02:16Z2020-09-02T17:02:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZUIN, E. S. Z.. FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 185-204, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212601Zuin, Elenice de Souza Lodronporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T17:02:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212601Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-02T17:02:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
title Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
spellingShingle Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
Zuin, Elenice de Souza Lodron
Educação Matemática
História das disciplinas escolares
Aritmética escolar
Legislação
title_short Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
title_full Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
title_fullStr Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
title_full_unstemmed Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
title_sort Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
author Zuin, Elenice de Souza Lodron
author_facet Zuin, Elenice de Souza Lodron
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuin, Elenice de Souza Lodron
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
História das disciplinas escolares
Aritmética escolar
Legislação
topic Educação Matemática
História das disciplinas escolares
Aritmética escolar
Legislação
description Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/343/
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02T17:02:16Z
2020-09-02T17:02:16Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZUIN, E. S. Z.. FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 185-204, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212601
identifier_str_mv ZUIN, E. S. Z.. FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 185-204, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652288686817280