Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212601 |
Resumo: | Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/343/ |
id |
UFSC_6823c909def5953f1e0ed4aa6072a5f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212601 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940Educação MatemáticaHistória das disciplinas escolaresAritmética escolarLegislaçãoDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/343/Neste artigo apresento uma descrição e análise de planos de aula de Aritmética, relativamente ao ensino de frações, elaborados por docentes de quatro escolas do Estado de Santa Catarina nos anos 1941 e 1942. O intuito da investigação foi verificar se as propostas de condução das aulas para o 3º e 4º anos do ensino primário contemplavam os princípios do ensino intuitivo e do escolanovismo e se os planejamentos dos docentes atendiam às prescrições da legislação escolar. Neste sentido, verificar as finalidades de objetivo e as finalidades reais concernentes ao referido tópico. As análises dos planos de aula indicaram que alguns aspectos do ensino intuitivo, do método ativo e das prescrições legislativas eram contemplados, porém outros eram negligenciadosHistória da Educação Matemática2020-09-02T17:02:16Z2020-09-02T17:02:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZUIN, E. S. Z.. FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 185-204, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212601Zuin, Elenice de Souza Lodronporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T17:02:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212601Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-02T17:02:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940 |
title |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940 |
spellingShingle |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940 Zuin, Elenice de Souza Lodron Educação Matemática História das disciplinas escolares Aritmética escolar Legislação |
title_short |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940 |
title_full |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940 |
title_fullStr |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940 |
title_full_unstemmed |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940 |
title_sort |
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940 |
author |
Zuin, Elenice de Souza Lodron |
author_facet |
Zuin, Elenice de Souza Lodron |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuin, Elenice de Souza Lodron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática História das disciplinas escolares Aritmética escolar Legislação |
topic |
Educação Matemática História das disciplinas escolares Aritmética escolar Legislação |
description |
Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/343/ |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-02T17:02:16Z 2020-09-02T17:02:16Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZUIN, E. S. Z.. FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 185-204, 2020. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212601 |
identifier_str_mv |
ZUIN, E. S. Z.. FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 185-204, 2020. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652288686817280 |