Modelo de avaliação da percepção dos consumidores em relação aos produtos ecologicamente corretos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86716
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Modelo de avaliação da percepção dos consumidores em relação aos produtos ecologicamente corretosEngenharia de produçãoAdministração de produtoAspectos ambientaisComportamento do consumidorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Na tentativa de superar os concorrentes, as empresas desenvolvem estratégias com o intuito de diferenciar seus produtos incorporando algum tipo de inovação. A preocupação ambiental por parte de organizações não governamentais, governos e cidadãos, em ascensão na atualidade, é vista por parte de algumas empresas como uma oportunidade, onde estratégias podem ser desenvolvidas através da diferenciação obtida pela proteção ambiental. Porém, para que uma estratégia possa ser bem sucedida, ela tem que ser valorizada pelo comprador, ou seja, o comprador deve perceber o diferencial que a estratégia propõe. O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de avaliação da percepção dos consumidores em relação aos produtos ecologicamente corretos, observando conceitos teóricos sobre percepção, conscientização ambiental, consumo ecológico, técnicas e métodos de mensuração da percepção, obteve-se um modelo que mensura e avalia a percepção dos consumidores de empresas que oferecem produtos ecológicos. O modelo proposto é embasado em três técnicas científicas: as Escalas de Likert, Perfil da Qualidade e Medição Multidimensional Baseado em Semelhanças, constituído por cinco etapas, ele determina o produto e as características a serem pesquisadas, mede a percepção dos consumidores, mede a conscientização, o consumo ecológico e os critérios de compra dos consumidores, e por fim, avalia a percepção dos consumidores, sugerindo melhorias para a organização. Na aplicação realizada em uma loja O Boticário, em Cascavel - PR, constatou-se que os consumidores percebem de pouco a moderadamente a postura ambiental dos produtos, resultado que pode ser explicado, pois os consumidores possuem de pouco a moderado, tanto a conscientização ambiental como consumo ecológico, e também, porque utilizam como critério decisivo de compra a qualidade dos produtos. Foi verificado também, através da aplicação do modelo proposto, que o perfil dos consumidores ecológicos da loja O Boticário, é de possuir ou estar cursando ensino superior, ter uma renda de cinco à dez salários mínimos, do sexo feminino de até 34 anos. A avaliação do modelo proposto, feita pelo pesquisador, demonstra a importância que o trabalho tem em relação à verificação da percepção que os consumidores possuem dos produtos ecológicos ofertados pelas organizações, visando melhorias na postura das empresas, com devidos planos de ação de acordo com o resultado da aplicação do modelo. Ressalta-se um ponto importante da pesquisa que é da verificação de um fator determinante para que haja uma completa percepção dos produtos ecológicos, sendo este fator o da conscientização ambiental. Com a pesquisa foi verificado que a conscientização ambiental influencia o consumo ecológico, fazendo com que o consumidor utilize a variável ambiental como fator decisivo para comprar. Uma recomendação relevante do trabalho para as organizações que possuem a preocupação ambiental é da utilização de trabalhos de educação ambiental com seus consumidores, através dos meios de comunicação das mesmas. Este trabalho contribui para empresas que utilizam a variável ambiental como forma de obtenção de vantagem competitiva, visando auxiliar a gestão de posicionamento das empresas fornecendo informações sobre a percepção dos consumidores.Florianópolis, SCPossamai, OsmarUniversidade Federal de Santa CatarinaBertolini, Geysler Rogis Flor2012-10-21T09:55:30Z2012-10-21T09:55:30Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 f.| il., tabs.application/pdf224270http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86716porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:56:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86716Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:56:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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