Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calai, Artur Eron Paludo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234120
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
id UFSC_685abe8d075ab547f03cce63b01c6a99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234120
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professoresEnsino de QuímicaQuímica QuânticaAplicativosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.Este trabalho representa um esforço de socialização e reflexão acerca de aplicativos Android para o ensino de Química Quântica. Apesar do uso frequente, poucos utilizam as tecnologias móveis (celulares e tablets) para o estudo formal, reservam-se para acessar redes sociais, acessarem sites de relacionamento e buscar notícias sobre a atualidade. Dessa forma, investigam-se potencialidades e limites de aplicativos Android já existentes para o ensino de química quântica, considerando a ampla adesão dessas tecnologias por parte dos aprendizes e professores. Como resultado foram identificados 5 aplicativos com potencial de uso para professores e aprendizes. Todos possuem características em comum: são gratuitos, simuladores e em inglês. Os conteúdos com maior ocorrência foram os Orbitais Atômicos e Orbitais moleculares. Dentro deste grupo, no que diz respeito à confiabilidade conceitual, três foram caracterizados como excelente, um como regular, e um como ruim. Foram identificados ainda limites técnicos no uso desses aplicativos como restrições nas versões gratuitas que podem inviabilizar seu uso em sala de aula, por exemplo. A pesquisa revelou que futuras investigações focadas neste grupo privilegiado de aplicativos podem contribuir na produção de materiais direcionados para planos de aula do ensino médio ou superior. Entre as implicações à formação de professores de química destaca-se, por exemplo, a necessidade de utilizar esses materiais entre docentes em atuação e formação inicial: empregar as tecnologias nas componentes curriculares de química quântica e componentes curriculares da área de ensino de química mediado pelas TDIC pode contribuir para que os professores e professores em formação desenvolvam maior proximidade com a química quântica e com o ensino de química por aplicativos.This work represents an effort of socialization about Android applications for teaching Quantum Chemistry. Despite the frequent use, students do not apply mobile technologies (cell phones and tablets) for formal study, they reserve themselves to access social networks, dating websites and news reading. Potentialities and limits of currently existing Android apps for teaching quantum chemistry were investigated. Considering the wide use of these technologies by students and teachers. As for the results, 5 applications with potential use for teachers and students in learning quantum chemistry were identified. All of them have features in common: they are free, simulators and in English. The most frequent contents were the Atomic Orbitals and Molecular Orbitals. Within this group, with regard to conceptual reliability, three were characterized as Excellent, one as Regular, and one as Poor. Technical limits were also identified in the use of these applications, such as the language and restrictions on the free versions that may hinder their use in the classroom, for example. The research revealed that future investigations focused on this privileged app group might contribute to content production aimed at high school or higher education lesson plans. About the implications for the training of chemistry teachers, for example, the need to use these materials among teachers in practice and initial training stands out: employing technologies in the curricular components of quantum chemistry and curricular components of the chemistry teaching area mediated by communication technologies can help teachers and training teachers to develop greater proximity to quantum chemistry and to teaching chemistry through applications.Florianópolis, SCGonçalves, Fábio PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaCalai, Artur Eron Paludo2022-04-25T12:12:00Z2022-04-25T12:12:00Z2022-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234120info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-25T12:12:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234120Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-25T12:12:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores
title Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores
spellingShingle Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores
Calai, Artur Eron Paludo
Ensino de Química
Química Quântica
Aplicativos
title_short Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores
title_full Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores
title_fullStr Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores
title_full_unstemmed Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores
title_sort Limites e potencialidades de aplicativos Android para o ensino de química quântica: implicações à formação de professores
author Calai, Artur Eron Paludo
author_facet Calai, Artur Eron Paludo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fábio Peres
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Calai, Artur Eron Paludo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Química Quântica
Aplicativos
topic Ensino de Química
Química Quântica
Aplicativos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-25T12:12:00Z
2022-04-25T12:12:00Z
2022-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234120
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652299867783168