O Papel do Capital Humano nos Processos Inerentes à Gestão do Conhecimento Organizacional: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66621 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o papel do capital humano nos processos de gestão do conhecimento em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de caso com enfoque predominantemente descritivo e com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas, fechadas de escolha simples e múltipla, entrevista, pesquisa documental e bibliográfica. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo e levantamento quantitativo das respostas. Os resultados evidenciam que a instituição pesquisada apesar de não possuir um programa formal de gestão do conhecimento, tanto líderes como liderados estão conscientes da importância do conhecimento como vantagem sustentável para a instituição. Constatou-se ainda que embora se trate de uma IES no qual o conhecimento é o cerne de atuação, o potencial humano e o conhecimento desenvolvido internamente são pouco valorizados. |
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O Papel do Capital Humano nos Processos Inerentes à Gestão do Conhecimento Organizacional: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino SuperiorO presente estudo tem como objetivo analisar o papel do capital humano nos processos de gestão do conhecimento em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de caso com enfoque predominantemente descritivo e com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas, fechadas de escolha simples e múltipla, entrevista, pesquisa documental e bibliográfica. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo e levantamento quantitativo das respostas. Os resultados evidenciam que a instituição pesquisada apesar de não possuir um programa formal de gestão do conhecimento, tanto líderes como liderados estão conscientes da importância do conhecimento como vantagem sustentável para a instituição. Constatou-se ainda que embora se trate de uma IES no qual o conhecimento é o cerne de atuação, o potencial humano e o conhecimento desenvolvido internamente são pouco valorizados.INPEAU2012-10-10T21:01:28Z2012-10-10T21:01:28Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66621Coelho, Elizane GoulartAngeloni, Maria TerezinhaFiates, Gabriela Gonçalves Silveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T09:36:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/66621Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T09:36:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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