Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198372 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2018. |
id |
UFSC_687587860b3e44e04a814504ab97916b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198372 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota KataEngenharia mecânicaManufatura enxutaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2018.Lean Seis Sigma tem sido bastante utilizado nos últimos anos pelas empresas que buscam excelência na qualidade de seus produtos, principalmente por meio da eliminação de desperdícios e controle de variabilidade em seus processos. Uma das metodologias mais conhecidas é o DMAIC (define measure analyse improve - control) (definir medir analisar implementar controlar), focado na melhoria por meio de controle estatístico de processo. Tradicionalmente, a implementação de Lean Seis Sigma ocorre em longos períodos de tempo até atingir a melhoria esperada, já existindo na literatura sistemáticas estruturadas para esse tipo de implementação. No entanto, a sustentabilidade das melhorias obtidas com iniciativas baseadas neste tipo de metodologia de implementação tem apresentado insucessos. Neste contexto, a Abordagem Toyota Kata, que visa proporcionar o desenvolvimento de soluções de maneira sistêmica e científica em situações dinâmicas e incertas, por meio de um padrão, ou rotina de interação contínua com o sistema, tem se mostrado apropriada para sustentar as melhorias realizadas no processo. Dessa forma, o trabalho propõe um método para a implementação do LSS com base na Abordagem Toyota Kata. O Neste método de implementação de LSS baseado na abordagem Toyota Kata são estabelecidas Condições-Alvo e as melhorias realizadas em ciclos curtos. O método foi avaliado utilizando-se a simulação baseada em cenários de manufatura (Software SIMIO), considerando como cenário uma montadora de bicicletas. O método mostrou ser possível alcançar as Condições-Alvo propostas e apontar reflexões sobre os obstáculos superados na implementação do LSS com as melhorias realizadas em ciclos curtos permitindo manter no tempo as melhorias implementadas.Abstract : Lean Six Sigma (LSS) has been used in the last years for enterprises that seek quality excellence in their products, eliminating waste and control variability in each process. A more applied methodology is the DMAIC Cycle (Define, measure, analyze, improve and control). The target is defect reduction by means of statistic control process. Generally, the implementation of LSS takes a longer time of feedback for each cycle, while the present method decrease the time of feedback for each cycle and remain each improve for long time in the enterprise. However, a sustainable improvement standard is questioned with projects based on this kind of DMAIC methodology. In this context, the approach of Toyota Kata was developed as a new form of DMAIC implementation to obtain a systematic solution to the process. In this context was developed approach Toyota Kata, that tries to develop solutions of manner systemic a scientific, in situations dynamics an uncertain. The aim of this Thesis is to present a method implementation based on a combination of Lean Six Sigma and Toyota Kata approach through scenarios simulation with the Aid Software (SIMIO) to consider a bike-assembling scenario. In this form, a document shows a method for an implementation of LSS trough Toyota Kata approach. A method proposes a target condition suggested for the team and these improvements are performed in short cycles, with better efficacy.Forcellini, Fernando AntonioPereira, MiltonUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva Zárate, Oscar Alejandro2019-07-25T11:41:45Z2019-07-25T11:41:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 p.| il.application/pdf356521https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198372porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:41:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198372Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:41:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata |
title |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata |
spellingShingle |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata Silva Zárate, Oscar Alejandro Engenharia mecânica Manufatura enxuta |
title_short |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata |
title_full |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata |
title_fullStr |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata |
title_full_unstemmed |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata |
title_sort |
Método de implementação de Lean Seis Sigma baseado na abordagem Toyota Kata |
author |
Silva Zárate, Oscar Alejandro |
author_facet |
Silva Zárate, Oscar Alejandro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Forcellini, Fernando Antonio Pereira, Milton Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Zárate, Oscar Alejandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica Manufatura enxuta |
topic |
Engenharia mecânica Manufatura enxuta |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T11:41:45Z 2019-07-25T11:41:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
356521 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198372 |
identifier_str_mv |
356521 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652282666942464 |